Viabilidade Estratégica e Econômica de Práticas Sustentáveis no Departamento de Compras: Estudo de Caso de uma IES Privada no Brasil

Autores

Palavras-chave:

Instituição de ensino superior. Compras sustentáveis. Estratégias sustentáveis. Sustentabilidade. Viabilidade econômica.

Resumo

O consumo consciente tornou-se imperativo em sociedades que repensam seu modelo de desenvolvimento. Por exemplo, para uma Instituição de Ensino Superior (IES), que demanda grandes quantidades de materiais, as compras sustentáveis representam uma oportunidade de múltiplos benefícios elencados nas dimensões sociais, ambientais e econômicas. As estratégias sustentáveis de compras, no entanto, podem aumentar a especulação quanto aos efeitos negativos, principalmente aqueles relacionados à parte econômica, fazendo-se necessários estudos que facilitem as tomadas de decisão. Por isso, o objetivo é avaliar a viabilidade estratégica e econômica de práticas sustentáveis no setor de compras de uma IES privada do Brasil. Os resultados mostram a importância de se considerar a sustentabilidade no planejamento estratégico, que deverá estar integrado em todas as áreas da instituição, incluindo o departamento de compras. Pretende-se mostrar, também, que, embora a viabilidade econômica das compras sustentáveis seja fundamental, necessita-se ponderar os impactos econômicos, sociais e ambientais para a instituição.

Biografia do Autor

Juan Arturo Castañeda Ayarza, Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUCCamp)

Doutor em Planejamento de Sistemas Energéticos pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Professor da Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUCCamp). http://lattes.cnpq.br/2451877011069845. https://orcid.org/0000-0002-4023-2223. juan.arturo@puc-campinas.edu.br

 

Especialista em avaliação de impacto ambiental pelo Instituto Latino-americano de Ciências. Desde 2020 faço parte de Conselho de Faculdade na faculdade de administração de empresas da PUC-Campinas. Atualmente pesquiso nas seguintes áreas: Análise Estratégico; Gestão Estratégica; Sustentabilidade; Desenvolvimento de mercado de Biocombustíveis e Energias Alternativas; Análise científica da ética empresarial.

Denise Helena Lombardo Ferreira, Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUCCamp)

Doutora em Educação Matemática pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp). Professora da Pontifícia Universidade Católica de Campinas (Puccamp). http://lattes.cnpq.br/5309189687577128. https://orcid.org/0000-0002-3138-2406. lombardo@puc-campinas.edu.br

Cibele Roberta Sugahara, Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUCCamp)

Doutora em Ciência da Informação pela Universidade de São Paulo (USP). Professora da Pontifícia Universidade Católica de Campinas Puccamp). http://lattes.cnpq.br/5238484631071657. http://orcid.org/0000-0002-3481-8914. cibelesu@puc-campinas.edu.br

Antonio Aparecido Jacob, Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUCCamp)

Mestre em Sustentabilidade pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (Puccamp). http://lattes.cnpq.br/1647799894346913. http://orcid.org/0000-0003-1309-7959. antoniojacob@puc-campinas.edu.br

 

Atualmente é supervisor de compras da Pontifícia Universidade Católica de Campinas. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Suprimentos.

Publicado

2021-07-14

Como Citar

Castañeda Ayarza, J. A., Ferreira, D. H. L., Sugahara, C. R., & Jacob, A. A. (2021). Viabilidade Estratégica e Econômica de Práticas Sustentáveis no Departamento de Compras: Estudo de Caso de uma IES Privada no Brasil. Desenvolvimento Em Questão, 19(55). Recuperado de https://revistas.unijui.edu.br/index.php/desenvolvimentoemquestao/article/view/11501