A Determinação dos Jovens Rurais e a Sucessão na Agricultura Familiar
THE DETERMINATION OF RURAL YOUTH AND SUCCESSION IN FAMILY FARMING
DOI:
https://doi.org/10.21527/2237-6453.2021.55.11597Palavras-chave:
Jovens na Agricultura. Agricultura Familiar. Sucessão Familiar.Resumo
Este artigo teve como objetivo investigar as perspectivas dos jovens do Oeste de Santa Catarina relativas à agricultura, diante da temática da sucessão familiar. Aborda as expectativas e os desafios por eles enfrentados, com entrevistas de 215 jovens vinculados a 04 instituições de ensino e mais três grupos integrantes de ações coordenados pela EPAGRI/CEPAF (Empresa de Pesquisa Agropecuária e Difusão de Tecnologia de Santa Catarina/Centro de Pesquisa da Agricultura Familiar), entre novembro de 2016 a setembro de 2018. A escolha das entidades deu-se pela afinidade do pesquisador e os questionários foram realizadas durante palestras em atividades de extensão. Os participantes da pesquisa são filhos de agricultores do oeste catarinense com idade entre 14 e 29 anos. Os jovens demonstram forte interesse de continuar empreendendo na agropecuária, perseverando os negócios da família como projeto de vida, indicando boas perspectivas para a sucessão na agricultura familiar.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).