A Ciência no Estado de Rondônia: Estudo Cientométrico Baseado em Grupos de Pesquisa
DOI:
https://doi.org/10.21527/2237-6453.2022.58.11657Palavras-chave:
Rondônia. Desenvolvimento científico e tecnológico. Inovação. Grupos de Pesquisa. Cientometria.Resumo
Visando a preencher uma lacuna nos estudos sobre a ciência em Rondônia este artigo teve como objetivo compreender o estágio atual de desenvolvimento científico, tecnológico e de inovação do Estado e identificar a configuração dos grupos de pesquisas e da produção científica dos pesquisadores que aí atuam. De cunho exploratório e descritivo, a pesquisa adotou a perspectiva metodológica da Cientometria, tendo como fontes de dados o Diretório dos Grupos de Pesquisa no Brasil e a Plataforma de Currículos Lattes do CNPq. As seguintes variáveis dos grupos de pesquisa (n=258) foram analisadas: a) perfil dos membros do grupo, vinculação institucional, área de conhecimento, titulação e gênero dos líderes e pesquisadores, linhas de pesquisa, grupos atípicos, equipamentos e parcerias realizadas; b) indicadores de produção científica, tecnológica e de inovação, tais como a tipologia das publicações (artigos, capítulos, livros, trabalhos em anais de eventos) e dos produtos tecnológicos e de inovação (projetos de pesquisa e extensão, programas de computadores e patentes). Entre os principais resultados destaca-se que o crescimento dos grupos de pesquisa de Rondônia ocorreu somente a partir de 2012; que os anais de eventos científicos são o canal de publicação preferencial dos líderes e que há assimetrias de gênero relacionadas à titulação e à produção científica e tecnológica dos líderes. O diagnóstico realizado comprova a contribuição científica dos grupos de pesquisa para a ciência de Rondônia, haja vista os índices alcançados na análise do perfil de seus integrantes e na produção científica, tecnológica e de inovação dos líderes.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).