Inovação No Setor Público: Mapeando o Campo e as Temáticas da Produção Científica Brasileira na Área de Administração
DOI:
https://doi.org/10.21527/2237-6453.2022.58.11679Palavras-chave:
Inovação, Setor público, Administração Pública, Estudo bibliométricoResumo
Este artigo tem por objetivo investigar como a temática de inovação no setor público, compreendendo o setor como o ambiente do funcionalismo público, tem se configurado no campo da produção científica da área de Administração nos últimos 10 anos no Brasil. Metodologicamente, realizou-se uma pesquisa exploratória e descritiva, de abordagem mista, a partir de um levantamento sobre o estado da arte na literatura em periódicos científicos indexados nas bases de dados Web of Science, Scopus, SciELO e SPELL, utilizando-se de procedimentos bibliométricos. Os resultados evidenciam o crescimento significativo no tocante ao interesse de pesquisa sobre a temática em tela. Além disso, realçam temáticas como inovação aberta, inovação em gestão, inovação baseadas em TICs, inovações em serviços e estudos exploratórios sobre inovação. Por meio dos achados, foi possível identificar lacunas de estudos acerca de temáticas como o uso de hackathons em organizações públicas, inovações institucionais de caráter participativo e inovação em compras públicas. Dessa forma, a presente pesquisa contribui no tocante à caracterização das produções científicas, a apresentação das principais temáticas discutidas e os direcionamentos para o avanço das investigações acerca da inovação no setor público brasileiro no campo da Administração.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).