Estudo do Relacionamento entre as Capacidades de Absorção e de Inovação em PME's
STUDY OF THE RELATIONSHIP BETWEEN ABSORPTION AND INNOVATION CAPABILITIES IN SMES
DOI:
https://doi.org/10.21527/2237-6453.2021.57.11704Palavras-chave:
Capacidade de Absorção. Capacidade de Inovação. PME´s. Capacidades Dinâmicas.Resumo
O objetivo deste trabalho é analisar a relação da capacidade de absorção com a capacidade de inovação de PME's do setor industrial. Quanto a metodologia, a pesquisa caracteriza-se como descritiva-explicativa, e quanto aos meios de investigação a pesquisa é de campo, cuja etapa ocorreu com procedimentos de coleta de dados quantitativos por intermédio da aplicação de survey de amostra, de caráter transversal. Constituiu-se categorias descritivas iniciais, resgatadas de conceitos à partir da plataforma teórica da investigação sobre capacidade de absorção de conhecimento e capacidade de inovação. Desenvolveu-se a análise descritiva, prosseguindo com análises estatísticas multivariadas (modelagem de equações estruturais) utilizando-se o modelo Partial Least Squares Path Modeling – PLS-PM, com o uso do software Smart PLS® 2.0. Os testes de hipóteses revelam que a capacidade de absorção e, de forma relevante, a transformação de conhecimento, exerce efeito positivo na capacidade de inovação. As limitações do estudo derivam do desenvolvimento do modelo à partir de dados de corte transversal e não longitudinal baseando-se a análise ao período deste recorte e da delimitação da população de pesquisa onde os resultados são pertinentes às pequenas e médias empresas da indústria têxtil , ensejando oportunidades de pesquisas futuras, como abordagem longitudinal e a ampliação da população de pesquisa para outros setores.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).