A Percepção e Comportamento Ambiental do Agricultor Familiar do Oeste do Paraná acerca do Impacto do Uso de Agrotóxicos de Origem Ilícita
THE ENVIRONMENTAL PERCEPTION AND BEHAVIOR OF THE FAMILY FARMER IN THE WEST OF PARANÁ ABOUT THE IMPACT OF THE USE OF AGRICULTURES OF ILLICIT ORIGIN
DOI:
https://doi.org/10.21527/2237-6453.2021.57.11746Palavras-chave:
Sustentabilidade. Agrotóxicos de origem ilícita. Agricultura familiar.Resumo
O presente estudo objetivou identificar a percepção e comportamento ambiental do agricultor familiar acerca do impacto do uso de agrotóxicos de origem ilícita. A pesquisa foi qualitativa, descritiva e exploratória, aplicada a 365 agricultores familiares da região oeste do Paraná. O instrumento de coleta de dados foi o modelo denominado Variável Ambiental, Percepção e Comportamento do Consumidor – VAPERCOM. Constatou-se que os agricultores familiares do Oeste do Paraná possuem grande possibilidade de se tornarem consumidores ecológicos, com alta percepção ambiental e forte preocupação acerca das etapas ACV de um produto, discrepando do perfil ecológico fraco dos agrotóxicos de origem ilícita. No entanto, questões econômicas envolvendo preços e custos, falta de conhecimento na identificação desses produtos e dos efeitos altamente prejudiciais à saúde humana, bem como ao meio ambiente, podem ser as principais causas para a sua utilização na região pesquisada.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).