Gestão dos Resíduos Sólidos Durante a Pandemia de Covid-19: Uma Revisão da Situação Mundial
DOI:
https://doi.org/10.21527/2237-6453.2022.58.11816Palavras-chave:
Resíduos sólidos urbanos, Resíduos hospitalares, Coronavírus, Pandemia, Gerenciamento de resíduos, Políticas públicasResumo
Dadas as mudanças estruturais e comportamentais evidenciadas em diversos setores decorrentes da pandemia do novo coronavírus, este estudo busca identificar os impactos da pandemia de Covid-19 na gestão dos resíduos sólidos, bem como alternativas relacionadas. Para isso foi realizada uma revisão sistemática nas bases de dados ScienceDirect, Scopus e Portal de Periódicos Capes com a utilização da metodologia Methodi Ordinatio. Ao total, 27 estudos compuseram o portfólio final e foram avaliados. Os resultados denotam os impactos da pandemia na gestão de resíduos associados à geração de EPIs, a resíduos de serviços de saúde e resíduos plásticos, à alteração nos padrões de consumo e geração de resíduos domiciliares e alimentares, à coleta seletiva, bem como a diferenças evidenciadas em países desenvolvidos e em desenvolvimento. Por fim, as recomendações associadas aos pontos em destaque são apresentadas.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Desenvolvimento em Questão
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).