A Pandemia de Covid-19 e os Impactos no Setor Supermercadista: Uma Análise do Panorama de um Município de Minas Gerais

THE COVID-19 PANDEMIC AND THE IMPACTS ON THE SUPERMARKET SECTOR: AN ANALYSIS OF THE PANORAMA OF A MUNICIPALITY IN MINAS GERAIS

Autores

  • Gabriella Baccarini de Carvalho Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop)
  • Wellington Tavares Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop)

DOI:

https://doi.org/10.21527/2237-6453.2021.56.11836

Palavras-chave:

COVID-19. Setor supermercadista. Impactos da pandemia.

Resumo

O estado de emergência higiênico-sanitário que a Covid-19 provocou no mundo gerou alterações na mobilidade, na renda e no estilo de vida da sociedade, impactando, dessa forma, fatores importantes que influenciam o comportamento do consumidor. O presente estudo tem como objetivo analisar como as transformações consequentes do novo coronavírus afetaram o comportamento de consumo e, consequentemente, as organizações, em relação às estratégias operacionais do setor supermercadista durante o período de distanciamento social ampliado. A abordagem empregada na pesquisa é de base quali-quantitativa. Os dados analisados foram coletados por meio da aplicação de questionários com seis supermercados de um município no interior de Minas Gerais – dados primários – e por meio da pesquisa em sites especializados em análise de consumo – dados secundários. Os resultados demonstram que houve alterações de demanda em praticamente todas as categorias de produtos vendidos pelo setor supermercadista e que mudanças como frequência de compras, canais de vendas e pagamento com auxílio emergencial fizeram com que os estabelecimentos buscassem estratégias para se adequar às novas necessidades, além de planejar suas demandas e capacidades de abastecimento. Dentre as adaptações implementadas, as medidas de higiene e promoção do distanciamento entre pessoas nas lojas físicas se destacam no que tange aos canais de venda offline. Para os canais online, o setor carece de melhorarias em suas estratégias, principalmente nos estabelecimentos do interior, ainda que tenha sido possível perceber que o setor se adaptou à utilização de aplicativos para enfrentar muitos dos desafios atuais.

Biografia do Autor

Gabriella Baccarini de Carvalho, Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop)

Mestranda em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP).

Wellington Tavares, Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop)

Doutor em Administração pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Professor da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). 

 

Mestre em Administração pela Universidade Federal de Lavras (UFLA) e graduado em Administração pela Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ). Realizou residência Pós-doutoral no lnstituto de Gobierno y Políticas Públicas (IGOP) da Universidad Autonoma de Barcelona (UAB), Espanha. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Estudos Organizacionais. Alguns dos focos de pesquisa e atuação são: Governo, Sociedade e usos de Redes Sociais Virtuais; Gestão Pública e Internet; Movimentos Sociais e Democracia Digital (Democracia 2.0); Democracia Participativa; Educação a Distância. Outro campo de atuação envolve o desenvolvimento regional e as relações interorganizacionais por meio de estudos sobre Arranjos Produtivos Locais (APLs), redes de empresas, cooperação e competição, e demais fatores relacionados às interações entre empresas, instituições de apoio e agentes públicos. Possui experiência acadêmica em disciplinas relacionadas à Administração Geral e Administração Pública.

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Publicado

2021-11-24

Como Citar

Carvalho, G. B. de, & Tavares, W. (2021). A Pandemia de Covid-19 e os Impactos no Setor Supermercadista: Uma Análise do Panorama de um Município de Minas Gerais: THE COVID-19 PANDEMIC AND THE IMPACTS ON THE SUPERMARKET SECTOR: AN ANALYSIS OF THE PANORAMA OF A MUNICIPALITY IN MINAS GERAIS. Desenvolvimento Em Questão, 19(56), 96–114. https://doi.org/10.21527/2237-6453.2021.56.11836

Edição

Seção

Artigos