Gestão Pública de Energia e Planejamento Integrado de Recursos: Uma Contribuição à Sustentabilidade Energética no Pará
PUBLIC ENERGY MANAGEMENT AND INTEGRATED PLANNING OF RESOURCES: A CONTRIBUTION TO SUSTAINABILITY ENERGY IN PARÁ
DOI:
https://doi.org/10.21527/2237-6453.2021.57.11847Palavras-chave:
Setor elétrico. Planejamento Integrado de Recursos. Sustentabilidade.Resumo
O objetivo deste estudo é discutir o planejamento integrado de recursos (PIR) como estratégia inovadora de promoção da sustentabilidade no setor elétrico do Estado do Pará. A investigação procurou examinar o âmbito do planejamento do setor elétrico paraense, de maneira a priorizar aspectos estratégicos que favoreçam a elaboração de projetos e ações locais alinhadas ao planejamento integrado de recursos. A metodologia apoiou-se na avaliação de projetos e ações focalizadas na oferta de eletricidade, no exame das ações de aumento da eficiência de eletricidade e na avaliação das ações de conservação da energia elétrica no Pará. Os procedimentos de análise se utilizaram da codificação e comparação constante, comuns à abordagem de pesquisa da Grounded Theory. O estudo concluiu que o PIR poderá efetivamente contribuir de modo estratégico para a sustentabilidade do setor elétrico no Estado do Pará na medida em que adotar novas categorias de análise, que viabilizam a proposta de uma nova estrutura de abordagem integrada e capaz de abranger a complexidade dos aspectos locais; e ainda fornecendo possibilidades de construção estratégica da promoção de qualidade de vida por meio da distribuição da energia elétrica. O estudo ainda apresenta um framework, apoiado nas interfaces entre o PIR e o desenvolvimento sustentável, que auxilia o processo de tomada de decisão na gestão pública do setor elétrico.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Ao publicar na Revista Desenvolvimento em Questão, os autores concordam com os seguintes termos:
Os trabalhos seguem a licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0), que permite:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato;
Adaptar — remixar, transformar e criar a partir do material para qualquer fim, inclusive comercial.
Essas permissões são irrevogáveis, desde que respeitados os seguintes termos:
Atribuição — Atribuição — os autores devem ser devidamente creditados, com link para a licença e indicação de eventuais alterações realizadas.
Sem restrições adicionais — não podem ser aplicadas condições legais ou tecnológicas que restrinjam o uso permitido pela licença.
Avisos:
A licença não se aplica a elementos em domínio público ou cobertos por exceções legais.
A licença não garante todos os direitos necessários para usos específicos (ex.: direitos de imagem, privacidade ou morais).
A revista não se responsabiliza pelas opiniões expressas nos artigos, que são de exclusiva responsabilidade dos autores. O Editor, com o apoio do Comitê Editorial, reserva-se o direito de sugerir ou solicitar modificações quando necessário.
Somente serão aceitos artigos científicos originais, com resultados de pesquisas de interesse que não tenham sido publicados nem submetidos simultaneamente a outro periódico com o mesmo objetivo.
A menção a marcas comerciais ou produtos específicos destina-se apenas à identificação, sem qualquer vínculo promocional por parte dos autores ou da revista.
Contrato de Licença (para artigos publicados a partir de 2025): Os autores mantêm os direitos autorais sobre seu artigo, e concedem a Revista Desenvolvimento em Questão o direito de primeira publicação.