Gestão Pública de Energia e Planejamento Integrado de Recursos: Uma Contribuição à Sustentabilidade Energética no Pará
PUBLIC ENERGY MANAGEMENT AND INTEGRATED PLANNING OF RESOURCES: A CONTRIBUTION TO SUSTAINABILITY ENERGY IN PARÁ
DOI:
https://doi.org/10.21527/2237-6453.2021.57.11847Palavras-chave:
Setor elétrico. Planejamento Integrado de Recursos. Sustentabilidade.Resumo
O objetivo deste estudo é discutir o planejamento integrado de recursos (PIR) como estratégia inovadora de promoção da sustentabilidade no setor elétrico do Estado do Pará. A investigação procurou examinar o âmbito do planejamento do setor elétrico paraense, de maneira a priorizar aspectos estratégicos que favoreçam a elaboração de projetos e ações locais alinhadas ao planejamento integrado de recursos. A metodologia apoiou-se na avaliação de projetos e ações focalizadas na oferta de eletricidade, no exame das ações de aumento da eficiência de eletricidade e na avaliação das ações de conservação da energia elétrica no Pará. Os procedimentos de análise se utilizaram da codificação e comparação constante, comuns à abordagem de pesquisa da Grounded Theory. O estudo concluiu que o PIR poderá efetivamente contribuir de modo estratégico para a sustentabilidade do setor elétrico no Estado do Pará na medida em que adotar novas categorias de análise, que viabilizam a proposta de uma nova estrutura de abordagem integrada e capaz de abranger a complexidade dos aspectos locais; e ainda fornecendo possibilidades de construção estratégica da promoção de qualidade de vida por meio da distribuição da energia elétrica. O estudo ainda apresenta um framework, apoiado nas interfaces entre o PIR e o desenvolvimento sustentável, que auxilia o processo de tomada de decisão na gestão pública do setor elétrico.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).