Desenvolvimento e Direito de Propriedade em Aglomerações Subnormais: Uma Revisão Sistemática de Literatura

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21527/2237-6453.2022.58.11892

Palavras-chave:

Revisão Sistemática de Literatura. Aglomerados Subnormais. Direito de Propriedade. Desenvolvimento Econômico.

Resumo

Os espaços para moradia têm se tornado uma problemática para diversos países e uma parcela da população sobrevive em aglomerados subnormais, áreas conhecidas em diversos países por favela, assentamento, vilas ou comunidades. Nesse contexto, o objetivo deste trabalho é apresentar uma Revisão Sistemática da Literatura (RSL) buscando o estado da arte da relação entre o direito de propriedade e desenvolvimento em aglomerados subnormais. O estudo foi realizado levando em conta a utilização de um protocolo de pesquisa estabelecido com o objetivo de conhecer, discutir e analisar as principais abordagens adotadas por pesquisadores da área. Visando a alcançar o objetivo proposto, analisou-se 1.267 artigos publicados nos últimos 58 anos, que constavam nas bases Web of Science e Scopus. A string de busca compreende um conjunto de palavras-chave que representou o construto “direito de propriedade”, filtrada por “desenvolvimento” e associado ao construto “aglomerados subnormais”. A RSL foi conduzida em três etapas: (i) classificação detalhada do corpus de pesquisa; (ii) a análise de coocorrência de citações, coocorrência de termos em conjunto com a análise de acoplamento bibliográfico e (iii) a proposição de uma tipologia sobre o relacionamento pesquisado. Resultados: Os resultados auferidos dessa revisão permitiram identificar as origens da literatura atual sobre o tema proposto, bem como suas principais justificativas e determinantes estruturas, incluindo perspectivas estratégicas e longitudinais sobre o desenvolvimento do tema com uma contribuição singular para a Academia nos debates presentes no Programa das Nações Unidas para os assentamentos humanos (UN-Habitat).

Biografia do Autor

Marco Aurélio Denis Zazyki, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Doutor em Administração pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).

Mestrado em Economia e Desenvolvimento (UFSM/RS). Especializações em Ensino Superior e Psicopedagogia Institucional (UGF/RJ-DF). Graduações em Administração de Empresas e Ciências Contábeis (URCamp/RS). Professor das disciplinas Governança Corporativa, Auditoria II, Contabilidade Atuarial, Teoria da Contabilidade e Estágio Supervisionado no Departamento de Administração e Ciências Contábeis da Faculdade Metodista Centenário (FMC). Membro do MUTARE - Grupo de Pesquisa sobre Mudança Organizacional (UFSM/RS). Tem como principais áreas de interesse na pesquisa: Direito de Propriedade, Percepção da segurança da posse, Segurança da posse, Assentamentos Informais, Instituições e Desenvolvimento Econômico.

Gilnei Luiz de Moura, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Doutor em Administração pela Universidade de São Paulo (USP). Professor da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).

 

pertencente ao quadro docente do Departamento de Ciências Administrativas do CCSH, atual Coordenador do Curso do Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGA/UFSM). Editor Associado da RAC - Revista de Administração Contemporânea, Membro do Conselho Editorial Científico da Revista Eletrônica de Administração e Turismo  UFPEL, Associate Editor of Journal of Financial Innovation, Member of Editorial Board of World Journal of Business and Management - Macrothink Institute, Member of Editorial Review Board of The International Journal of Management Science and Information Technology (IJMSIT). Líder do grupo de pesquisa: Mutare: Grupo de Pesquisa em Mudanças Organizacionais, Inovação e Comportamento Organizacional

Fabíola Kaczam, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Mestre em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).

Luciana Santos Costa Vieira da Silva, Centro Universitário Municipal de São José (USJ)

Doutora em Administração pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Professora do Centro Universitário Municipal de São José (USJ).

 

Participa de projetos de pesquisa na área pública, bem como pesquisa na área de inovação e tecnologia. Faz parte do núcleo de Economia Industrial, das Instituições e da Tecnologia - NEIITEC e do Grupo de Pesquisa Mutare: Grupo de Pesquisa em Mudanças Organizacionais, Inovação e Comportamento Organizacional

Arnóbio Cavalcanti Filho, Universidade Federal de Alagoas (Ufal)

Doutor em Economia pela Ecole des Hautes Études en Sciences Sociales (EHÉSS). Professor da Universidade Federal de Alagoas (Ufal).

 

Tem experiência na área de Economia, com ênfases em: Gestão e Finanças Públicas e Macroeconomia do Setor Público , atuando principalmente nos seguintes temas: teoria econômica, estatística, administração, Políticas Públicas, Macroeconometria, Estruturação de Plano de Governo, econometria e estrutura organizacional.

Downloads

Publicado

2022-09-15

Como Citar

Zazyki, M. A. D., Moura, G. L. de, Kaczam, F., Silva, L. S. C. V. da, & Cavalcanti Filho, A. (2022). Desenvolvimento e Direito de Propriedade em Aglomerações Subnormais: Uma Revisão Sistemática de Literatura. Desenvolvimento Em Questão, 20(58), e11892. https://doi.org/10.21527/2237-6453.2022.58.11892

Edição

Seção

Artigos