Governança Corporativa: Um Estudo em uma Empresa Familiar do Ramo de Máquinas e Implementos Agrícolas
DOI:
https://doi.org/10.21527/2237-6453.2022.58.11969Palavras-chave:
Governança Corporativa, Governança Familiar, Empresa FamiliarResumo
O presente estudo objetivou avaliar as estruturas de governança corporativa de uma empresa do ramo de máquinas e implementos agrícola e da família proprietária. Para tanto, procedeu-se um estudo de caso com análises qualitativas nas evidências coletadas por meio de pesquisa bibliográfica, documental, entrevistas semiestruturadas com os gestores e observação não participante na empresa. Por meio de análise de conteúdo, foi feita a triangulação das evidências comparando as práticas de governança adotadas pela família e na empresa com aquelas preconizadas pela literatura revisada. Como resultado, identificou-se a existência de alguns mecanismos de controle e o uso dos princípios de governança, e, complementarmente, foram sugeridas melhorias nas práticas de governança adotadas pela empresa, como a criação do conselho de administração e do conselho fiscal, dentre outros. Também foi proposta a introdução de mecanismos de governança familiar, como a assembleia familiar e o conselho de família. As contribuições limitam-se à empresa e à família estudada como resultado profissional da pesquisa. Para a academia, a pesquisa contribui para o avanço do conhecimento sobre governança familiar de um tipo específico de empresa – do ramo de máquinas e implementos agrícolas –, assim como para a governança de família. O estudo também gera insights para novas pesquisas, especialmente em outras empresas familiares de qualquer ramo de atividade e porte que pretendam melhorar a sua estrutura de governança e harmonizar o negócio familiar com os valores da família.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Desenvolvimento em Questão
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).