A Qualidade da Contagem Censitária dos Centenários no Semiárido Brasileiro: Uma Análise Comparativa
DOI:
https://doi.org/10.21527/2237-6453.2022.58.12074Palavras-chave:
Idosos. Confiabilidade dos Dados. Censos. Brasil.Resumo
Uma característica do envelhecimento populacional é o rápido crescimento da população de centenários em algumas regiões do mundo. Centenários, por definição, são sobreviventes que chegaram aos cem anos, ou seja, viveram cerca de 20 anos a mais do que a expectativa de vida média dos países desenvolvidos. Há o interesse sobre o estudo da população de centenários pelo histórico que permeia este grupo específico com relação à superestimação e baixa fidedignidade das informações nos censos demográficos. O objetivo deste estudo consistiu em realizar uma análise exploratória da qualidade da contagem censitária dos centenários no Semiárido Brasileiro em 2000 e 2010. Tratou-se de um estudo exploratório e descritivo, com abordagem quantitativa, constituído por dados secundários de indivíduos com cem anos ou mais, residentes no Semiárido Brasileiro. Para proceder à investigação comparativa e analisar a qualidade dos registros utilizou-se dados dos centenários no mundo, encontrados em 85 países que fazem parte da Organização das Nações Unidas (ONU). Os resultados encontrados neste trabalho evidenciam que a contagem censitária dos centenários no Semiárido Brasileiro evoluiu ao longo de 10 anos. Mesmo com o avanço observado, porém, os indicadores da região ainda estão distantes dos encontrados nos países mais desenvolvidos, fato este preocupante, que merece atenção e cuidados na captação desse contingente populacional no próximo censo demográfico.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Desenvolvimento em Questão

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).