Práticas para os objetivos de desenvolvimento sustentável: O Caso do Bairro da Juventude
DOI:
https://doi.org/10.21527/2237-6453.2022.58.12094Palavras-chave:
Organizações da sociedade civil;, Triple Botton Line, Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, Estudo de casoResumo
Organizações da sociedade civil, entre elas empresas do terceiro setor, têm papel fundamental para o alcance dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODSs), foco da Agenda 2030. Os ODS são objetivos e metas definidos pela Organização das Nações Unidas (ONU), visando ao desenvolvimento sustentável. Nesse contexto, o artigo tem como objetivo analisar as ações desenvolvidas pela Organização Bairro da Juventude e a relação com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável a partir da ótica do Triple Botton Line – TBL. A Organização Bairro da Juventude desenvolve ações no âmbito da educação e atende crianças e adolescentes da região de Criciúma – SC que vivem em situação de vulnerabilidade. A pesquisa, de caráter qualitativo, consiste em um estudo de caso com os dados coletados por meio de entrevistas, observação direta e análise das comunicações públicas da Organização. A análise de conteúdo foi utilizada para fazer a interlocução das informações coletadas e as devidas conexões teóricas, propiciando o diagnóstico e prognóstico das ações com foco nos ODSs. Os resultados demonstraram que a Organização tem desenvolvido ações com os alunos e professores, visando à promoção e conscientização para o desenvolvimento sustentável e seus objetivos.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Desenvolvimento em Questão
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).