Liderança Tóxica: desenvolvimento e validação de uma escala de mensuração
DOI:
https://doi.org/10.21527/2237-6453.2022.58.12264Palavras-chave:
Liderança, Liderança tóxica, Escala de mensuraçãoResumo
O trabalho teve como objetivo desenvolver e validar uma escala de liderança tóxica para o contexto brasileiro. Foi adotada como base conceitual a liderança tóxica, discutindo seus conceitos e investigando esforços anteriores de mensuração. No procedimento metodológico adotou-se a pesquisa quantitativa, realizada por meio de levantamento (survey) e tratada por intermédio das técnicas estatísticas de análise fatorial exploratória e análise fatorial confirmatória, com modelagem de equações estruturais. Sendo assim, em um primeiro momento foi realizado um esforço de junção e comparação de três escalas desenvolvidas previamente: Schmidt (2008), Çelebi, Güner e Yildiz (2015) e Yavaş (2016). O modelo inicial foi traduzido e revisado junto a um júri de especialistas. Como resultado, obteve-se um modelo com 38 assertivas distribuídas em três construtos, que foram validados pelos índices de adequação dos modelos das técnicas empregadas e, portanto, capaz de avaliar a toxicidade de lideranças e sua influência sobre o comportamento de liderados.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Desenvolvimento em Questão

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).