Inovação e Desenvolvimento: Entre Saídas e Escapes
DOI:
https://doi.org/10.21527/2237-6453.2022.58.12278Palavras-chave:
Inovação, Desenvolvimento Socioeconômico, DesigualdadeResumo
A inovação foi responsável por saltos significativos de desenvolvimento ao longo do tempo, promovendo prosperidade econômica e bem-estar social. Esses avanços, entretanto, não foram suficientes para conter o crescente aumento da desigualdade no mundo e têm posto em questionamento o impacto das inovações modernas diante das passadas. Dada essas considerações, este artigo de abordagem ensaística tem como objetivo discutir a influência da trajetória do campo de inovação no desenvolvimento das sociedades e os rumos que podem ser tomados para uma inovação que promova desenvolvimento mais justo e igualitário. Para tanto, são discutidos os paradigmas tecnoeconômicos representados pelas cinco grandes ondas de inovação, o impacto esperado das inovações diante das demandas atuais, e as ações que podem ser desenvolvidas para inovações que tragam desenvolvimento socioeconômico mais igualitário. Espera-se que os insights gerados neste ensaio possam trazer um olhar crítico sobre o papel da inovação na redução da desigualdade no mundo e contribuam para o desenvolvimento de novas pesquisas acerca da temática, além de estimular a formação de discursos de desenvolvimento que tragam perspectivas mais justas e inclusivas e que denunciem os efeitos perversos da inovação.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Desenvolvimento em Questão

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).