Empreendedorismo no Brasil em Crise (2014-2017): Uma Análise de Resultados Sob o Enfoque da Competitividade, Inovação e Prosperidade.

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21527/2237-6453.2022.58.12444

Palavras-chave:

Empreendedorismo e Inovação, Competitividade Global, Prosperidade

Resumo

Este artigo analisa o desempenho do empreendedorismo brasileiro, abrangendo indicadores de competitividade, inovação e prosperidade, entre 2014 e 2017. A pesquisa é de natureza mista e de caráter exploratório, delineada por análise bibliométrica em bases de dados científicas e análise cruzada de dados documentais em relatórios internacionais.Os resultados mostram que a crise foi rigorosa para o Brasil, com queda no ranking mundial de 25 posições em competitividade, 8 em inovação e 5 em prosperidade. Entre os 28 indicadores que compõem os rankings analisados, o país retrocedeu em 18 deles, com considerável perda na atividade econômica, apesar de ter avançado em 10 fatores relacionados à educação, considerada fator-chave no empreendedorismo de base tecnológica. Dentre esses 10 fatores, um deles é a mentalidade empreendedora. Durante a crise, os eventos político-legais e sociais, nestes inseridos o combate à corrupção, o esfriamento do mercado de commodities e entraves burocráticos, reduziram o avanço do empreendedorismo por oportunidade. Assim, o movimento positivo nas taxas de empreendedorismo está associado ao empreendedorismo por necessidade, que abriga as atividades da economia informal, justificadas pela atratividade dos benefícios fiscais e de seguridade, inseridos no Programa Microempreendedor Individual (MEI). Não é legítimo o uso da terminologia que associa o crescimento do empreendedorismo a “colchão social”, posto não se observar aumento das taxas de prosperidade, de competitividade e de inovação. Análise qualitativa dos relatórios no formato de superposição, uma forma inovadora de avaliação dos indicadores e dos fatores de influência no empreendedorismo brasileiro.

Biografia do Autor

Glaucia Bambirra Silveira, Universidade Municipal de São Caetano do Sul

Doutora em Administração pela Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS) - 2019. Mestre em Políticas Públicas pela Universidade Federal do ABC - UFABC (2018). Especialista em Direito de Família e Sucessões pela Escola Paulista da Magistratura (2010). Graduada em Ciências Jurídicas pela Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo (2006) e Administração pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1994). Experiência na área de Administração de Empresas e Direito. Trabalhou na Prefeitura Municipal de São Bernardo do Campo na área de assistência jurídica gratuita. Atualmente é administradora da Universidade Federal do ABC. Na pesquisa recente tem se dedicado aos temas de Inovação; ecossistema empreendedor e inovador, redes; agronegócio; AgTechs, Capacidade Absortiva;Crimes digitais e Proteção de Dados Pessoais.

Isabel Cristina dos Santos, Universidade Municipal de São Caetano do Sul - USCS

Pós-Doutorada em Gestão da Inovação Tecnológica e Economia da Inovação (ITA, São José dos Campos, 2010). Doutora em Engenharia (EPUSP, 2004). Mestre em Administração (PUCSP, 1999). Professora do Programa de Pós-Graduação e de Graduação em Administração da Universidade Municipal de São Caetano do Sul (PPGA - USCS). Dedica-se aos estudos no campo da Gestão do Conhecimento e Inovação Tecnológica tendo por objeto as empresas e aglomerações tecnológicas, com ênfase aos fatores condicionantes e competências regionais que propiciam a formação dos sistemas de inovação e de produção.

Nilson Cibério de Araújo Leão, Universidade Federal de Alagoas

Doutor em Administração pela Universidade Municipal de São Caetano do Sul. Mestre em Eng. de Produção pelo PPGEP/UFPE, Especialização em Gestão Estratégica de Pessoas pelo Centro Universitário de Volta Redonda, graduado em Administração Geral pelo Centro de Estudos Superiores de Maceió. Atualmente é professor Adjunto II da Universidade Federal de Alagoas - UFAL (Regime Dedicação Exclusiva), foi Coordenador do curso de Administração, membro titular do colegiado do curso de Administração, membro suplente do colegiado do curso de Gestão Pública à Distância, Membro do Núcleo Docente Estruturante (NDE) do curso de Administração presencial. Experiência na área de Administração com ênfase em competitividade, produtividade, empreendedorismo empresarial, redes organizacionais e sistemas de produção e inovação.

Downloads

Publicado

2022-11-03

Como Citar

Silveira, G. B., Santos, I. C. dos, & Leão, N. C. de A. . (2022). Empreendedorismo no Brasil em Crise (2014-2017): Uma Análise de Resultados Sob o Enfoque da Competitividade, Inovação e Prosperidade. Desenvolvimento Em Questão, 20(58), e12444. https://doi.org/10.21527/2237-6453.2022.58.12444

Edição

Seção

Artigos