O comércio imigrante no processo de desenvolvimento: contribuições dos empreendimentos árabes em Sant’ana do Livramento/RS
DOI:
https://doi.org/10.21527/2237-6453.2022.58.12650Palavras-chave:
Imigrante. Comércio. Fronteira. Desenvolvimento Local.Resumo
A ampliação do setor comercial em Sant’Ana do Livramento corresponde ao mesmo período no qual se intensificou a presença de imigrantes árabes no município. Nesse contexto, a presente pesquisa tem como objetivo analisar as contribuições do comércio e do setor de serviços dos imigrantes árabes no processo de desenvolvimento local de Sant’Ana do Livramento/RS, município brasileiro que faz divisa com a cidade de Rivera, no Uruguai. Metodologicamente, a pesquisa caracteriza-se como quantitativa, de caráter exploratório e descritivo. As técnicas de pesquisa adotadas foram: revisão de literatura e coleta de dados primários. Os dados foram coletados por meio da aplicação de 62 questionários, contendo questões fechadas e abertas a comerciantes árabes do município. Os resultados indicam que, com relação aos estabelecimentos comerciais e por meio da prestação de serviços, os imigrantes árabes desempenham um papel importante na sociedade santanense, seja pela geração de emprego, pagamento de impostos, pela atração de turistas ou pelos investimentos locais que realizam, contribuindo, assim, para o processo de desenvolvimento local.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Desenvolvimento em Questão
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).