Os 17 ODSs no Cenário Covid-19: Uma Revisão Sistemática sobre as discussões, os avanços e as novas perspectivas
DOI:
https://doi.org/10.21527/2237-6453.2022.58.12744Palavras-chave:
pandemia, vacinação, tecnologias de informação e comunicação, indústria 4.0, cooperação internacionalResumo
O objetivo deste artigo foi revisar conceitualmente os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU (17 ODSs), trazer um breve contexto da atual crise pandêmica trazida pela Covid-19, e, neste cenário, investigar quais são as discussões, avanços e novas perspectivas na gestão dos 17 ODSs. Baseado na pesquisa bibliográfica, o estudo consistiu numa revisão sistemática, construída a partir de buscas na plataforma Web of Science, em que, por meio de critérios preestabelecidos se chegou a dez artigos, que juntamente com outros materiais disponíveis sobre o tema, serviram de referencial teórico e na argumentação dos resultados por intermédio de análises e percepções. Verificou-se que existem ao redor do mundo diversas pesquisas que têm trazido contribuições significativas, como a gestão com foco na sustentabilidade e o planejamento estratégico apoiado pelas Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs), a transição da economia linear para circular e o emprego de tecnologias digitais como a inteligência artificial, a chamada indústria 4.0. Além disso, destacou-se a necessidade da cooperação internacional, tanto para que as vacinas promissoras possam ser desenvolvidas e acessíveis a todas as áreas afetadas, quanto para que ocorram avanços na solução dos principais problemas sociais experimentados pelo mundo, como a erradicação da pobreza e da fome, o acesso à saúde e à educação de qualidade, à igualdade, ao pleno emprego e acesso a recursos básicos, como energia, água limpa, saneamento para todos, redução nas mudanças climáticas e na degradação ambiental, além do consumo consciente, tal qual preconizam os ODSs.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Desenvolvimento em Questão

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).