O Agronegócio Brasileiro e as Novas Regras de Aceso ao Mercado da União Européia
DOI:
https://doi.org/10.21527/2237-6453.2006.8.119-157Resumo
O presente artigo procura avaliar o comportamento do varejo europeu e o papel que o mesmo vem assumindo como agente intensificador e coordenador da qualidade de alimentos nos mercados do principal bloco do planeta, fato que se torna seletivo, atingindo o agronegócio brasileiro. Dessa forma, um dos setores mais importantes da economia brasileira vê-se diante de novos desafios mercadológicos e novos sistemas de barreiras comerciais não-tarifárias, agora na dimensão da qualidade, certificação e rastreabilidade dos produtos primários que exporta. Neste trabalho procurar-se-á analisar a estratégia de certificação das grandes empresas varejistas européias no intuito de obter um entendimento mais aprofundado das exigências que serão impostas num futuro próximo aos fornecedores brasileiros.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).