O Agronegócio Brasileiro e as Novas Regras de Aceso ao Mercado da União Européia

Autores

  • Jean-Yves Carfantan
  • Argemiro Luís Brum

DOI:

https://doi.org/10.21527/2237-6453.2006.8.119-157

Resumo

O presente artigo procura avaliar o comportamento do varejo europeu e o papel que o mesmo vem assumindo como agente intensificador e coordenador da qualidade de alimentos nos mercados do principal bloco do planeta, fato que se torna seletivo, atingindo o agronegócio brasileiro. Dessa forma, um dos setores mais importantes da economia brasileira vê-se diante de novos desafios mercadológicos e novos sistemas de barreiras comerciais não-tarifárias, agora na dimensão da qualidade, certificação e rastreabilidade dos produtos primários que exporta. Neste trabalho procurar-se-á analisar a estratégia de certificação das grandes empresas varejistas européias no intuito de obter um entendimento mais aprofundado das exigências que serão impostas num futuro próximo aos fornecedores brasileiros.

Biografia do Autor

Jean-Yves Carfantan

Profesor da École Superieure d'Agronomie d'Angers (França). representante no Brasil da Fédération des Ecoles Supérieures d'Ingénieurs en Agriculture - Fesia.

Argemiro Luís Brum

Doutor em Economia Internacional pela EHESS de Paris (França). Professor do Programa de Pós-graduação Stricto-Sensu em Desenvolvimento da Unijui.

Downloads

Publicado

2011-10-20

Como Citar

Carfantan, J.-Y., & Brum, A. L. (2011). O Agronegócio Brasileiro e as Novas Regras de Aceso ao Mercado da União Européia. Desenvolvimento Em Questão, 4(8), 119–157. https://doi.org/10.21527/2237-6453.2006.8.119-157

Edição

Seção

Artigos