As Estratégias de Competitividade para a Cadeia Produtiva do Arroz: o caso das cooperativas da Fronteira-Oeste do Rio Grande do Sul (Brasil)

Autores

  • Argemiro Luís Brum
  • Eugenio Farias Marques Portela

DOI:

https://doi.org/10.21527/2237-6453.2007.9.121-146

Resumo

O agronegócio do arroz brasileiro ocupa uma posição estratégica, tanto pela sua representatividade econômica quanto pela sua relevância na segurança alimentar. A análise da cadeia produtiva do arroz, na Fronteira-Oeste do Rio Grande do Sul (Brasil), diante de uma economia globalizada, tema deste trabalho, tem como objetivo apresentar alternativas e estratégias que venham tornar o setor arrozeiro mais competitivo. Neste contexto, as cooperativas da Fronteira-Oeste são o foco central do estudo pela sua forte participação na economia orizícola sul-rio-grandense. Busca-se identificar as dificuldades enfrentadas pela cadeia produtiva gaúcha, diante da globalização econômica, especialmente do Mercosul, e a postura das cooperativas orizícolas da Fronteira-Oeste do RS, apresentando propostas de estratégias para torná-las mais competitivas e contribuir assim para o desenvolvimento regional sustentável. Como conclusão, o trabalho destaca a necessidade da intercooperação e da estruturação de uma central regional de compras que valorize os produtos e as marcas das cooperativas.

Biografia do Autor

Argemiro Luís Brum

Doutor em Economia Internacional pela EHESS de Paris (França). Professor do Programa de Pós-graduação Stricto-Sensu em Desenvolvimento da Unijui.

Eugenio Farias Marques Portela

Engenheiro Agrônomo pela UPF. Mestre em Desenvolvimento pela Unijui.

Downloads

Publicado

2011-10-20

Como Citar

Brum, A. L., & Portela, E. F. M. (2011). As Estratégias de Competitividade para a Cadeia Produtiva do Arroz: o caso das cooperativas da Fronteira-Oeste do Rio Grande do Sul (Brasil). Desenvolvimento Em Questão, 5(9), 121–146. https://doi.org/10.21527/2237-6453.2007.9.121-146

Edição

Seção

Artigos