Comportamento proativo em organizações sem fins lucrativos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21527/2237-6453.2023.59.14198

Palavras-chave:

Empreendedorismo, Orientação Empreendedora, Proatividade, Organizações sem fins Lucrativos, Associações Médicas

Resumo

Nos estudos sobre o Empreendedorismo, a Orientação Empreendedora, como um comportamento empreendedor, é vista como uma importante especificação das orientações estratégicas de uma organização. De modo especial, a literatura tem sinalizado que esforços devem ser direcionados para consolidar diversos fatores que caracterizam a manifestação da orientação empreendedora nas organizações, especialmente naquelas que não são motivadas pelo lucro. Neste sentido, esta pesquisa objetivou identificar um conjunto de fatores que representa a manifestação da dimensão proatividade da orientação empreendedora em organizações sem fins lucrativos. No estudo exploratório de análise qualitativa, os autores realizaram 11 entrevistas em profundidade com especialistas do setor não lucrativo, que congrega 16 Associações Médicas Oftalmológicas. O uso do software Atlas.ti contribuiu com a análise dos fatores que caracterizam a manifestação da dimensão proatividade, que apresentaram maior ou menor ocorrência nas entrevistas. Os resultados do estudo apresentam um conjunto de fatores da dimensão proatividade adaptado à realidade do contexto sem fins lucrativos, evidenciando os evocados com maior ocorrência, com destaque a aspectos de marketing com finalidade comercial e uso de habilidades em networking e benchmarking. O estudo contribui com um conjunto de fatores norteadores capaz de auxiliar os dirigentes nas tomadas de decisão e na realização de processos de estratégia empreendedora. Ainda, pode contribuir com a busca e identificação de oportunidades, seja com a finalidade social ou comercial.

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Publicado

2023-12-14

Como Citar

Lacerda, F. M., Martens, C. D. P., & de Freitas, H. M. R. (2023). Comportamento proativo em organizações sem fins lucrativos. Desenvolvimento Em Questão, 21(59), e14198. https://doi.org/10.21527/2237-6453.2023.59.14198

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Artigos