A participação da Unipampa no sistema de saúde local: A percepção dos agentes de desenvolvimento
DOI:
https://doi.org/10.21527/2237-6453.2025.62.15291Palavras-chave:
Atores locais, Serviço de saúde, UniversidadeResumo
A perspectiva de desenvolvimento local está associada à capacidade da comunidade utilizar o potencial existente respondendo aos desafios daquele momento histórico. O potencial do desenvolvimento local depende dos atores públicos e privados presentes no ambiente, nesse sentido, destaca-se o papel das universidades. As universidades são influenciadoras e promotoras de saúde, de modo que quando cumprem a função social estão integradas e comprometidas com a sociedade. Nesse sentido, a presente pesquisa tem como objetivo analisar a percepção dos agentes de desenvolvimento acerca da participação da Unipampa, campus Uruguaiana/RS, no desenvolvimento da saúde local. A metodologia adotada classifica-se como qualitativa, a técnica de coleta de dados utilizada foi entrevista semiestruturada, sendo entrevistados 13 agentes de desenvolvimento entre os meses de janeiro e fevereiro de 2023. Os dados foram analisados a partir da análise de conteúdo. Os resultados evidenciaram doze categorias que representam a inserção da Unipampa no sistema de saúde local. Entre os resultados destaca-se a importância da Unipampa em aprimorar o serviço de saúde, promover a mudança e na execução de atendimentos e na prestação de serviços à população. Cabe salientar ainda a percepção dos agentes acerca da dependência do sistema de saúde local com a presença da universidade.
Referências
ALBUQUERQUE, E. M.; CASSIOLATO, J. E. As especificidades do sistema de inovação do setor saúde: uma resenha da literatura como introdução a uma discussão sobre o caso brasileiro. Belo Horizonte: FESBE, 2000.
ALVARENGA, F. D. O.; OHAYON, P. Eficiência relativa de universidades federais brasileiras nas atividades de ensino, pesquisa e extensão. Contabilidade Vista & Revista, Belo Horizonte, v. 32, n. 2, p. 59–96, 2021. http://dx.doi.org/10.22561/cvr.v32i2.5963.
ANDERSON, G.; STEINBERG, E.; HEYSSEL, R. The pivotal role of the academic health center. Health Affairs, Bethesda, v. 13, n. 3, p. 146–158, 1994.
BARDIN, L. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2016.
BOUCHER, G.; CONWAY, C.; VAN DER MEER, E. Tiers of engagement by universities in their region’s development. Regional Studies, London, v. 37, n. 9, p. 887–897, 2003. Informa UK Limited. http://dx.doi.org/10.1080/0034340032000143896
BRASIL. Lei nº 8.080, de 19 de setembro de 1990. Dispõe sobre as condições para a promoção, proteção e recuperação da saúde, a organização e o funcionamento dos serviços correspondentes e dá outras providências. Brasília: DOU Diário Oficial da União. Publicado no D.O.U. de 19 de setembro de 1990.
BRASIL. Lei nº 11.640, de 11 de janeiro de 2008. Institui a Fundação Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA e dá outras providências. Brasília: DOU Diário Oficial da União. Publicado no D.O.U. de 14 de janeiro de 2008.
BRASIL. MINISTÉRIO DA SAÚDE. (org.). Política Nacional de Promoção da Saúde (PNPS). Brasília: Editora MS, 2018
BUARQUE, S. C. Construindo o desenvolvimento local sustentável. Rio de Janeiro: Garamond, 4 ed., 2002.
CABUGUEIRA, A. C. C. M. Do desenvolvimento regional ao desenvolvimento local. Análise de alguns aspectos de política económica regional. Revista Gestão e Desenvolvimento, Lisboa, v. 9, p. 103–136, 2000.
CALDEIRA, É. S.; LEITE, M. T. S.; RODRIGUES-NETO, João Felício. Estudantes de Medicina nos serviços de atenção primária: percepção dos profissionais. Revista Brasileira de Educação Médica, v. 35, n. 4, p. 477-485, dez. 2011. http://dx.doi.org/10.1590/s0100-55022011000400006.
CÂNDIDO, G. A.; MACIEL, D. D. S. C. Identificação do nível de contribuição das universidades para o desenvolvimento através da inovação: uma proposta de métrica. Desenvolvimento em Questão, Ijuí/RS, v. 17, n. 48, p. 103–120, 2019. Editora Unijui. http://dx.doi.org/10.21527/2237-6453.2019.48.103-120.
CHAIS, C.; GANZER, P. P.; OLEA, P. M. Technology transfer between universities and companies. Innovation & Management Review, São Paulo, v. 15, n. 1, p. 20–40, 2018.
COSTA, M. V. et al. Pró-Saúde e PET-Saúde como espaços de educação interprofissional. Interface, Botucatu, v. 1, n. 19, p. 709-720, mar. 2015.
CRESWELL, J. W. Projeto de pesquisa: métodos qualitativo, quantitativo e misto. Porto Alegre: Penso, 2021.
DA LUZ, A. S.; BRIZOLLA, F.; GARCIA, C. A. X. A contribuição da universidade pública para o desenvolvimento da sociedade brasileira: o caso da universidade multicampi na região do pampa gaúcho. Jornal de Políticas Educacionais, Curitiba, v. 11, p. 1–18, 2017.
DE LOS SANTOS, A. C.; TROIAN, A.; TROIAN, A. Universidade e desenvolvimento local: o caso da UNIPAMPA. Revista Brasileira de Desenvolvimento Regional, Blumenau, SC, v. 9, n. 3, p. 117-140, 2021.
DE SÁ, H. M. et al. Criação de valor compartilhado na educação superior em saúde. Revista Organizações em Contexto, São Bernardo do Campo, SP, v. 15, n. 29, p. 249, jan.-jun. 2019.
DOWBOR, L.; POCHMANN, M. Políticas para o desenvolvimento local. São Paulo: Perseu Abramo, 2010.
FLECK, C. F. A Universidade no Desenvolvimento do Mercado de Trabalho. 2012. Tese (Doutorado em Administração) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2012.
FLICK, U. Desenho da pesquisa qualitativa. São Paulo: Artmed, 2009.
FONTANELLA, B. J. B.; RICAS, J.; TURATO, E. R. Amostragem por saturação em pesquisas qualitativas em saúde: contribuições teóricas. Cadernos de Saúde Pública, Rio de Janeiro, v.2, n.1, p.17-27, 2008. FapUNIFESP. http://dx.doi.org/10.1590/s0102-311x2008000100003.
GAUR, U. et al. Impact of technology on health professional education and training: enhancing the learning experience through digital tools. In: Trends and challenges of medical education in the changing academic and public health environment of the 21st century. Frontiers in Public Health, 2020.
GERHARDT, T. E.; SILVEIRA, D. T. Métodos de pesquisa. Porto Alegre: UFRGS Editora, 2009.
GIULIANO, K.; ALMEIDA, L.; CASTILHO, M. A. As interfaces do desenvolvimento local em 21 edições da revista Interações (2000-2010). Interações (Campo Grande), [S.L.], p. 685-699, 30 out. 2020. Universidade Catolica Dom Bosco. http://dx.doi.org/10.20435/inter.v21i4.3042.
GUMBOWSKY, A. Instituições de ensino superior fundacionais do estado de Santa Catarina: compromissos com o desenvolvimento regional. Revista Univap, São José dos Campos, SP, v. 20, n. 36, p. 83, 5 jan. 2015.
HARRISON, J.; TUROK, I. Universities, knowledge and regional development. Regional Studies, v. 51, n. 7, p. 977–981, 2017. Informa UK Limited. http://dx.doi.org/10.1080/00343404.2017.1328189
KUNSCH, M. K. Universidade e Comunicação na Edificação da Sociedade. São Paulo: Edições Loyola, 1992.
LIU, C. The tensions of university–city relations in the knowledge society. Education and Urban Society, v. 51, n. 1, p. 120–143, 2019. SAGE Publications. http://dx.doi.org/10.1177/0013124517727582.
LOPES, D. V. V. As contribuições da Unipampa no desenvolvimento da saúde em Uruguaiana /RS. 2023. Dissertação (Mestrado em Administração) – Universidade Federal do Pampa, Santana do Livramento, 2023.
MARCONI, M. de A.; LAKATOS, E. M. Fundamentos de metodologia científica. 8ª Ed. São Paulo: Atlas, 2017.
MARTINS, M. S. et al. Redes de interação no sistema regional de saúde de Minas Gerais. In: III Encontro Nacional de Economia Industrial e Inovação. 2018, Belo Horizonte. Anais. Belo Horizonte.
MATSUDA, P. M.; LENNAN, M. L. F. M. Incubadoras de cooperativas populares e a extensão universitária: o caso incoop-UFSCAR. Revista Ibero-Americana de Estratégia, São Paulo, v. 18, n. 4, p. 630–650, 2019. University Nove de Julho. http://dx.doi.org/10.5585/riae.v18i4.16270.
MELLO, A. L. S. F.; MOYSÉS, S. T.; MOYSÉS, S. M. A universidade promotora de saúde e as mudanças na formação profissional. Interface – Comunic., Saud., Educ., Botucatu, v. 14, n. 34, p. 683–692, 2010.
MOREIRA, M. I. C.; STENGEL, M.; FELIPPE, W. C. Extensão na pós-graduação em psicologia: experiências em inserção social. Pretextos-Revista da Graduação em Psicologia da PUC Minas, Belo Horizonte, v. 4, n. 8, p. 17–29, 2019.
MORETTO NETO, L. et al. Universidade e compromisso social: atividades de extensão sob a ótica da gestão social resumo. Revista Pensamento & Realidade, São Paulo, v. 30, n. 4, p. 46–61, 2015.
NIEDERLE, P. A; RADOMSKY, G. F. W. Introdução às teorias do desenvolvimento. Porto Alegre: Editora UFRGS, 2016.
PAULA, C. H. DE; MARTIN, D. G.; ABRANTES, L. A. O impacto do reuni nos indicadores socioeconômicos dos municípios de Minas Gerais beneficiados com a expansão das universidades federais. Revista Eletrônica de Administração e Turismo. Pelotas, v. 14, n. 2, p. 105–124, 2020.
PEREIRA, J. G.; FRACOLLI, L. A. A contribuição da articulação ensino-serviço para a construção da vigilância da saúde: a perspectiva dos docentes. Revista Latino-Americana de Enfermagem, São Paulo, 2009. https://doi.org/10.1590/S0104-11692009000200005
PREFEITURA MUNICIPAL DE URUGUAIANA. Plano Municipal de Saúde 2018-2021. Disponível em <https://www.uruguaiana.rs.gov.br/uploads/departamento/19661/G1DgDvOmYjPTWYH62AfFX18MUyw2APPu.pdf >. Acesso em 01 mar. 2022.
SANTA CASA DE URUGUAIANA. História. Disponível em <https://santacasauruguaiana.com.br/2020/index.php/hospital/historia> Acesso em 10 mai. 2022.
SARMIENTO, J. P. Healthy universities: mapping health-promotion interventions. Health Education, Miami, v. 117, n. 2, p. 162-175, fev. 2017. Emerald. http://dx.doi.org/10.1108/he-07-2016-0028.
TATSCH, A. L. et al. Geração de conhecimento na área da saúde humana. Revista Brasileira de Inovação, Campinas, v. 18, n. 2, p. 249–270, 2019. Universidade Estadual de Campinas. http://dx.doi.org/10.20396/rbi.v18i2.8654558.
TATSCH, A. L. et al. Rede de interações na área da saúde no Brasil: quem são os atores-chave nos fluxos de geração e difusão de conhecimentos? V Encontro Nacional de Economia Industrial e Inovação. 2021, Belo Horizonte. Anais. Belo Horizonte.
TATSCH, A. L.; RUFFONI, J.; BOTELHO, M. A dinâmica do sistema inovativo da saúde no Rio Grande do Sul: uma análise a partir das interações entre os agentes. In: 1º Encontro da Nacional de Economia Industrial e Inovação. 2016, Belo Horizonte. Anais. Belo Horizonte.
UNIPAMPA. Dados Abertos. Disponível em: <https://guri.unipampa.edu.br/rpt/relatorios/dadosAbertos/> Acesso em: 20 mai. 2022.
UNIPAMPA. Plano de desenvolvimento institucional. Disponível em: <https://sites.unipampa.edu.br/proplan/files/2019/09/pdi-2019-2023-publicacao.pdf> Acesso em: 01 mar. 2022.
VÁZQUEZ-BARQUERO, A. Desarrollo endógeno. Teorías y políticas de desarrollo territorial, Investigaciones Regionales. Journal of Regional Research, Madrid, v. 11, p. 183–210, 2007.
XU, Y. et al. Long-term clinical and cost-effectiveness of collaborative care in people with uncontrolled type 2 diabetes mellitus and polypharmacy: a multicenter randomized controlled trial. Primary Care Diabetes, v. 16, n. 1, p. 188–95, 2022.
YIN, R. K. Estudo de caso planejamento e métodos. Porto Alegre: Bookman, v.5, 2015.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Desenvolvimento em Questão
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).