Multiculturalismo versus Interculturalismo: por uma proposta intercultural do Direito
DOI:
https://doi.org/10.21527/2237-6453.2008.12.63-86Resumo
O presente ar tigo propõe uma abordagem sobre os conceitos de mult iculturalismo e interculturalismo e procura demonstrar como essa análise contribui com novas perspectivas para o mundo da Ciência Jurídica. Com relação ao multiculturalismo, explora suas diversas concepções e destaca algumas das críticas que lhe são dirigidas, principalmente na sua versão liberal. Em seguida, considera o interculturalismo como uma proposta que supera o horizonte do multiculturalismo. Para tanto, examina a proposta da Filosofia e do diálogo intercultural a partir do pensamento filosófico de Raúl Fornet-Betancourt. O trabalho demonstra a relevância da perspectiva intercultural para o Direito, pois esta significa não somente uma ferramenta que possibilita a crítica da racionalidade moderna, mas também representa uma alternativa para analisar diferentes manifestações da juridicidade.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).