Estudo da viabilidade para a implementação do ensino híbrido em uma universidade pública

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21527/2237-6453.2025.62.16484

Palavras-chave:

Viabilidade econômica, Ensino superior, Blended learning, Ensino híbrido

Resumo

Este trabalho objetiva identificar como as instituições públicas de ensino superior podem integrar o ensino híbrido aos seus cursos considerando aspectos pedagógicos, legais/regulamentares e financeiros. Por meio de uma metodologia mista, utilizando pesquisa bibliográfica e documental, bem como fazendo uso de ferramentas quantitativas de análise de viabilidade, foi feito um desenho da implementação do ensino híbrido no curso de Ciências Contábeis da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) considerando as adaptações necessárias no Projeto Pedagógico do curso e os investimentos necessários. A partir dos custos levantados, foram elaborados fluxos de caixa corrigidos pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor (IPCA) considerando duas situações: UFGD e aluno; e apenas a visão do aluno. Foram calculados o Valor Presente Líquido (VPL) e a Taxa Interna de Retorno (TIR). Os resultados foram positivos para as duas situações, indicando um cenário viável para a UFGD na implementação do ensino híbrido, ganhos financeiros e de uso do tempo pelo aluno.

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Publicado

2025-03-20

Como Citar

Valverde, N. T., & Noriller, R. M. (2025). Estudo da viabilidade para a implementação do ensino híbrido em uma universidade pública. Desenvolvimento Em Questão, 23(62), e16484. https://doi.org/10.21527/2237-6453.2025.62.16484

Edição

Seção

Artigos