Globalização Irreversível ou Transição Paradigmática? A Encruzilhada do Desenvolvimento
DOI:
https://doi.org/10.21527/2237-6453.2009.13.11-36Resumo
Este artigo tem por objetivo investigar alguns dos efeitos da globalização nos dias de hoje. Para tanto, primeiramente, apresenta uma conceituação operacional para análise de seus reflexos sobre o Estado, no sentido de que o capital transnacional afeta profundamente sua soberania. Na sequência, trata de discutir o impacto da globalização sobre a cidadania, verificando que a era global acarreta o enfraquecimento dos laços territoriais entre as pessoas e o Estado, desgastando, assim, as bases e os fundamentos da cidadania tradicional. Faz uma relação ainda, entre globalização, meio ambiente e desenvolvimento sustentável, ficando evidente a forma voraz como a globalização avança, na mesma proporção em que progride a degradação ambiental. Por fim, discute algumas perspectivas de ação em contraposição aos aspectos perversos da atual era global, com base em três dimensões fundamentais: a refundação funcional dos Estados nacionais, a reconcepção da cidadania clássica e a superação do paradigma antropocêntrico na relação Homem/Natureza.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).