Cooperação Transfronteiriça para o Desenvolvimento Regional
DOI:
https://doi.org/10.21527/2237-6453.2014.26.5-40Palavras-chave:
Cooperação, Fronteiras, Desenvolvimento Regional, Políticas Públicas.Resumo
Este estudo parte dopressuposto de que o território local é importante arena para o debate econsolidação de soluções criativas e descentralizadas para problemas comuns,tanto para a gestão de políticas públicas quanto para o desenvolvimentosustentável. O objetivo central foi descrever e analisar a cooperação existentena Faixa de Fronteira que se situa entre os municípios de Dionísio Cerqueira(SC/BR) e Bernardo de Irigoyen (Misiones/AR). Realizou-se uma pesquisaqualitativa, descritiva e exploratória, optando-se pelo estudo de caso por meioda análise de documentos, de entrevista semi-estruturada e da observaçãoassistemática ao local de estudo. Os resultados demonstram que a cooperaçãoentre os municípios fronteiriços tem permitido equacionar problemas comuns(Argentina/Brasil), fomentado a elaboração e implementação conjunta depolíticas públicas, oportunizado melhorias relacionadas à definição do desenhode sistema de governança do Núcleo de Faixa de Fronteira.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).