OS DESAFIOS E AS EXPECTATIVAS DO APL DA PECUÁRIA LEITEIRA DE MATO GROSSO
DOI:
https://doi.org/10.21527/2237-6453.2011.18.139-168Resumo
Este estudo tem como escopo central avaliar as ações desencadeadas pelas instituições locais junto ao APL da Pecuária Leiteira de Mato Grosso, verificando se estão em consonância com o conceito e a metodologia desenvolvida pela Rede de Pesquisa em Sistemas e Arranjos Produtivos e Inovativos Locais (REDESIST). Ainda, visa delimitar os espaços onde a atividade apresenta-se especializada e se estes locais coincidem com a delimitação territorial do arranjo realizada pelo SEBRAE. Para isso, foram utilizados dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), e da Relação de Informações Sociais (RAIS) para estimar o Índice de Concentração Normalizado (ICN), capaz de determinar a base territorial que realmente possui alguma especialização na referida atividade. Tal procedimento, também, revelou que nem todos os municípios apoiados possuem alguma especialização e que os mesmos não compõem uma região, mas sim, grupos de municípios dispersos por todo o estado Mato-grossense. Somado a isso, as políticas desencadeadas pelas instituições de governo não estão contemplando a consolidação do APL, tendo em vista que incentivo fiscal e isenção de impostos não desenvolve o senso associativista, muito menos o adensamento do arranjo.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).