Alguns Impactos da Expansão da Produção de Soja no Município de Sorriso-MT
DOI:
https://doi.org/10.21527/2237-6453.2009.14.173-200Resumo
O presente artigo tem por finalidade destacar a importância da cultura da soja Glyceni Max, analisar a questão do desenvolvimento econômico proporcionado por essa cultura no município de Sorriso (MT) e seu impacto no avanço do desmatamento do cerrado no período de 2000 a 2006. O artigo destaca também as rubricas de desenvolvimento do município e, em especial, as de saúde, educação, saneamento básico e habitação. Notou-se que a cultura da soja participou com percentuais entre 75% e 90% do total do setor primário municipal no período estudado. Igualmente apresenta um percentual total do ICMS sobre o total arrecadado de impostos em torno de 75%, enquanto que sobre o percentual de impostos totais destinados às rubricas de desenvolvimento municipal o mesmo correspondeu a 80,20% e a soja participou no período avaliado de 65% do total arrecadado do ICMS. Por outro lado, a participação da soja em relação ao valor total destinado às rubricas de desenvolvimento social foi de aproximadamente 47,46%. Os dados percentuais para o desmatamento do município são de 12% no período de estudo. Esse valor é um indicativo de que, apesar do município possuir um indicador de desenvolvimento humano considerado elevado para os padrões dos municípios brasileiros, existe um impacto negativo ocasionado pela degradação dos recursos ambientais.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).