Avaliação de Programas de Marketing Social: Uma análise dos instrumentos utilizados para avaliação do Programa Ambientação do Governo do Estado de Minas Gerais

Autores

  • Rodrigo Diniz Lara Universidade Federal de Minas Gerais
  • Gabriel Lara Rodrigues Universidade Federal de Minas Gerais
  • Ricardo Teixeira Veiga Universidade Federal de Minas Gerais
  • Marlusa Gosling Universidade Federal de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.21527/2237-6453.2015.29.191-224

Palavras-chave:

marketing social, avaliação de programas, Ambientação

Resumo

O objetivo do artigo é realizar uma análise dos instrumentos utilizados atualmente pelo Governo do Estado de Minas Gerais para avaliação do programa de marketing social denominado Ambientação voltado para educação ambiental em prédios públicos. Para isso, utilizou-se a estrutura conceitual proposta por Meira (2010) para avaliação de programas de marketing social nas dimensões “Processos” e “Resultados”. Os resultados demonstraram que existe uma lacuna de indicadores que poderiam ser utilizados conforme modelo de Meira (2010) para avaliação do Programa Ambientação. De forma geral, a deficiência dos instrumentos de avaliação do programa concentra-se em desconsiderar a percepção e a mudança de comportamento do público-alvo em relação às ações do programa Ambientação.

Biografia do Autor

Rodrigo Diniz Lara, Universidade Federal de Minas Gerais

Graduação em Administração Pública pela Fundação João Pinheiro (2004), especialização em Gestão Estratégica da Informação pela Universidade Federal de Minas Gerais e mestrando em Administração pela Universidade Federal de Minas Gerais. Atualmente é superintendente central de governança eletrônica da Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão de Minas Gerais. Endereço: Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão, Superintendência Central de Governança Eletrônica. Rodovia Pref. Américo Gianetti, s/n. Edifício Gerais – 2º andar - Serra Verde, 31630-901 - Belo Horizonte, MG – Brasil. Telefone: (31) 39150395. E-mail: rdinizl@ibest.com.br.

Gabriel Lara Rodrigues, Universidade Federal de Minas Gerais

Graduação em Relações Internacionais pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2006) e em Direito pela Universidade Federal de Minas Gerais (2005), especialização em gestão estratégica de negócios pela Universidade Federal de Minas Gerais (2008) e mestrando em Administração pela Universidade Federal de Minas Gerais. Atualmente é diretor de gestão de contratos e convênios da Intendência da Cidade Administrativa do Governo do Estado de Minas Gerais. Endereço: Intendência da Cidade Administrativa. Rodovia Pref. Américo Gianetti, s/n. Edifício Gerais – 3º andar - Serra Verde, 31630-901 - Belo Horizonte, MG – Brasil. E-mail: gabrielrodriguesbh@yahoo.com.br

Ricardo Teixeira Veiga, Universidade Federal de Minas Gerais

Graduação em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Minas Gerais (1987), mestrado em Administração pela Universidade Federal de Minas Gerais (1993) e doutorado em Administração pela Universidade Federal de Minas Gerais (2000). Atualmente é professor associado da Universidade Federal de Minas Gerais e professor permanente do Centro de Estudos de Lazer e Recreação/UFMG. Endereço: Universidade Federal de Minas Gerais, Faculdade de Ciências Econômicas, Departamento de Ciências Administrativas. Av. Antônio Carlos, 6627 - 4o. andar - sala 4047 Pampulha 31270-901 - Belo Horizonte, MG – Brasil.  Telefone: (31) 34097041.  E-mail: ricardo.necc@gmail.com

Marlusa Gosling, Universidade Federal de Minas Gerais

Graduação em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Minas Gerais (1992), mestrado em Administração pela Universidade Federal de Minas Gerais (2001) e doutorado em Administração pela Universidade Federal de Minas Gerais (2004). Atualmente é professora adjunta IV da Universidade Federal de Minas Gerais. Endereço: Universidade Federal de Minas Gerais, Faculdade de Ciências Econômicas, Departamento de Ciências Administrativas. Av. Antônio Carlos, 6627 - 4o. andar - sala 4055 Pampulha 31270-901 - Belo Horizonte, MG – Brasil.  Telefone: (31) 34097041.  E-mail: mg.ufmg@gmail.com

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Publicado

2015-01-29

Como Citar

Lara, R. D., Rodrigues, G. L., Veiga, R. T., & Gosling, M. (2015). Avaliação de Programas de Marketing Social: Uma análise dos instrumentos utilizados para avaliação do Programa Ambientação do Governo do Estado de Minas Gerais. Desenvolvimento Em Questão, 13(29), 191–224. https://doi.org/10.21527/2237-6453.2015.29.191-224

Edição

Seção

Artigos