Em Busca da Justiça Ambiental e do Desenvolvimento Sustentável na Sociedade de Risco

Autores

  • Camila Copetti
  • Osmar Lottermann

DOI:

https://doi.org/10.21527/2237-6453.2010.15.133-152

Resumo

O presente artigo reflete sobre a crise ambiental que assola a sociedade, já denominada de risco, e que requer a elaboração de novos modelos de ação para o desenvolvimento sustentável, incluindo a luta por justiça ambiental como extensão do movimento moderno pelos direitos civis. A produção do artigo ocorre a partir da problematização de algumas questões que hoje se apresentam como características da modernidade e da crise na relação homem-natureza. O paradigma da modernidade levará ao colapso da natureza e, consequentemente, da própria humanidade, com seu estilo de vida profundamente arraigado nos modos de produção capitalista. Ao passo que o paradigma da modernidade pode levar a este colapso, entretanto, a própria natureza da sociedade de risco que lhe é pertinente aponta uma ambivalência, relacionada tanto a desastres quanto a oportunidades. Diante dessa evidência, buscou-se levantar alguns conceitos e reflexões que possibilitem uma melhor compreensão desta intrincada relação do ser humano consigo mesmo, com o outro e, especialmente, com o meio ambiente no qual está imerso. Busca-se a possibilidade de reencontrar uma relação equilibrada do ser humano com a natureza como caminho de preservação, do desenvolvimento sustentável e da justiça ambiental, isto em meio à sociedade considerada como de risco.

Biografia do Autor

Camila Copetti

Licenciada em Biologia, bacharel em Direito, especialista em Gestão Ambiental, mestranda em Desenvolvimento pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (Unijuí), bolsista Capes e professora substituta do Instituto Federal Farroupilha, Campus Santo Augusto/RS.

Osmar Lottermann

Licenciado em História, especialista em Ciências Sociais, mestrando em Educação nas Ciências pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (Unijuí), professor e diretor do Departamento Pedagógico do Instituto Federal Farroupilha, Campus Santo Augusto/RS.

Downloads

Publicado

2011-10-21

Como Citar

Copetti, C., & Lottermann, O. (2011). Em Busca da Justiça Ambiental e do Desenvolvimento Sustentável na Sociedade de Risco. Desenvolvimento Em Questão, 8(15), 133–152. https://doi.org/10.21527/2237-6453.2010.15.133-152

Edição

Seção

Artigos