A Silvicultura Madeireira na Secretaria de Desenvolvimento Regional de Joaçaba – SDR de Joaçaba.

Autores

  • Augusto Fischer Universidade do Oeste de Santa Catarina - Unoesc
  • Ana Paula Surdi Universidade do Oeste de Santa Catarina - Unoesc
  • Silvio Santos Junior Universidade do Oeste de Santa Catarina - UNOESC.
  • Cesar Augustus Winck Universidade do Oeste de Santa Catarina - UNOESC.

DOI:

https://doi.org/10.21527/2237-6453.2015.29.225-256

Palavras-chave:

Silvicultura. Economia florestal. Agronegócio

Resumo

Este trabalho discute as potencialidades para a silvicultura na área de abrangência da Secretaria de Desenvolvimento Regional de Joaçaba - SDR de Joaçaba, no estado de Santa Catarina. O objetivo deste estudo é analisar as potencialidades da produção da silvicultura madeireira na área de abrangência da SDR de Joaçaba. Para o desenvolvimento do presente estudo utilizou-se a pesquisa exploratória e descritiva com a abordagem qualitativa e quantitativa, e os procedimentos da pesquisa bibliográfica e documental. O estudo compreende os 13 municípios da região objeto deste trabalho. Os dados foram extraídos das bases do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE e complementados com dados de outros organismos públicos e organismos privados representativos do setor de silvicultura. Os estudos consistiram da análise dos históricos da produção de carvão, lenha e madeira em toras para papel e celulose e para diversas finalidades. Também explorou-se documentos de estudos das características dos solos para identificar as características dos solos da região. Os resultados indicam que em sete municípios as potencialidades se caracterizam como pouco atrativas para o desenvolvimento da silvicultura para produção de madeira e biomassa, em dois municípios há possibilidades de expansão moderada, em três municípios é possível um aumento expressivo da produção, e em um município com grande volume de produção não foi possível definir as tendências.

Biografia do Autor

Augusto Fischer, Universidade do Oeste de Santa Catarina - Unoesc

Doutor em Administração USP). Professor da Área das Ciências Sociais Aplicadas e do Mestrado Profissional em Administração da Universidade do Oeste de Santa Catarina - UNOESC.

Ana Paula Surdi, Universidade do Oeste de Santa Catarina - Unoesc

Graduanda do Curso de Administração, Linha de Formação em Comércio Exterior da Universidade do Oeste de Santa Catarina - UNOESC.

Silvio Santos Junior, Universidade do Oeste de Santa Catarina - UNOESC.

Doutor em Agronegócios (CEPAM  UFRGS). Professor da Área das Ciências Sociais Aplicadas e do Mestrado Profissional em Administração da Universidade do Oeste de Santa Catarina - UNOESC.

Cesar Augustus Winck, Universidade do Oeste de Santa Catarina - UNOESC.

Doutor em Agronegócios (CEPAM  UFRGS). Professor do Curso de Agronomia e do Mestrado Profissional em Administração da Universidade do Oeste de Santa Catarina - UNOESC.

Downloads

Publicado

2015-01-29

Como Citar

Fischer, A., Surdi, A. P., Santos Junior, S., & Winck, C. A. (2015). A Silvicultura Madeireira na Secretaria de Desenvolvimento Regional de Joaçaba – SDR de Joaçaba. Desenvolvimento Em Questão, 13(29), 225–256. https://doi.org/10.21527/2237-6453.2015.29.225-256

Edição

Seção

Artigos