A Silvicultura Madeireira na Secretaria de Desenvolvimento Regional de Joaçaba – SDR de Joaçaba.
DOI:
https://doi.org/10.21527/2237-6453.2015.29.225-256Palavras-chave:
Silvicultura. Economia florestal. AgronegócioResumo
Este trabalho discute as potencialidades para a silvicultura na área de abrangência da Secretaria de Desenvolvimento Regional de Joaçaba - SDR de Joaçaba, no estado de Santa Catarina. O objetivo deste estudo é analisar as potencialidades da produção da silvicultura madeireira na área de abrangência da SDR de Joaçaba. Para o desenvolvimento do presente estudo utilizou-se a pesquisa exploratória e descritiva com a abordagem qualitativa e quantitativa, e os procedimentos da pesquisa bibliográfica e documental. O estudo compreende os 13 municípios da região objeto deste trabalho. Os dados foram extraídos das bases do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE e complementados com dados de outros organismos públicos e organismos privados representativos do setor de silvicultura. Os estudos consistiram da análise dos históricos da produção de carvão, lenha e madeira em toras para papel e celulose e para diversas finalidades. Também explorou-se documentos de estudos das características dos solos para identificar as características dos solos da região. Os resultados indicam que em sete municípios as potencialidades se caracterizam como pouco atrativas para o desenvolvimento da silvicultura para produção de madeira e biomassa, em dois municípios há possibilidades de expansão moderada, em três municípios é possível um aumento expressivo da produção, e em um município com grande volume de produção não foi possível definir as tendências.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).