Comitê de Bacia: Uma Configuração Social Emergente na Gestão Sustentável das Águas
DOI:
https://doi.org/10.21527/2237-6453.2011.18.79-110Resumo
A busca de soluções sustentáveis para o gerenciamento da água exige a acomodação de diversos interesses por meio de negociações coletivas. Este estudo sugere que a Teoria da Emergência e suas propriedades subjacentes podem auxiliar na compreensão das configurações sociais advindas destas questões. Além disso, supõe que as propriedades sistêmicas de organização, ordem, complexidade e auto-organização podem expressar o comportamento coletivo dos agentes. Foi realizado um estudo de caso no Comitê Santa Maria (RS), onde se observou que esta nova configuração social instituiu novos padrões de comportamento coletivo em uma região onde a atuação dos agentes era baseada no individualismo. Ficou evidenciado que a complexidade social daquela comunidade se reproduziu na estrutura organizacional do Comitê trazendo as diversas partes interessadas na água para se relacionar em um espaço de negociações e decisões coletivas onde o principal aprendizado foi a capacidade de convívio na diversidade.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).