Comparando políticas de desenvolvimento e atuação do Estado: América Latina e Tigres Asiáticos

Autores

  • Diogo Henrique Helal Universidade Federal da Paraíba - UFPB
  • Daniete Fernandes Rocha Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG

DOI:

https://doi.org/10.21527/2237-6453.2013.23.4-39

Palavras-chave:

Estado, Políticas de Desenvolvimento

Resumo

Este trabalho aprofunda o debate sobre as relações Estado-Sociedade e mostra como elas definem as possibilidades de desenvolvimento, fazendo uma breve análise comparativa da atuação do Estado no Japão, Coréia do Sul e Taiwan, de um lado, e Brasil (principalmente), Argentina e México, do outro. Os países do Leste Asiático constituem casos paradigmáticos da rápida industrialização local e de ajustes a mercados internacionais mutáveis. Trata-se de Estados ativos, que funcionaram como substitutos de mercados de capital pouco desenvolvidos, ao mesmo tempo em que induziram mudanças nas decisões de investimento. O caso asiático mostra que a inserção é necessária para a disseminação de informações e implementação das políticas desenvolvimentistas. Contudo, sem autonomia, a inserção tende a se degenerar em um super cartel, voltado, como todos os cartéis, à proteção de seus membros contra mudanças no status quo (insulamento burocrático). Já a América Latina se insere em combinações da predação zairense com a autonomia inserida do Leste da Ásia. O equilíbrio varia ao longo do tempo e segundo o tipo de organização dentro do Estado. De modo geral, tem-se que é necessária, apenas, uma vaga aproximação do tipo ideal weberiano e do modelo de autonomia inserida (ou desenvolvimentista) para conferir vantagem ao país.

Biografia do Autor

Diogo Henrique Helal, Universidade Federal da Paraíba - UFPB

Doutor em Ciências Humanas, com concentração em Sociologia, pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Professor Adjunto do Programa de Pós Graduação em Administração, da Universidade Federal da Paraíba.

Daniete Fernandes Rocha, Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG

Doutora em Ciências Humanas, com concentração em Sociologia, pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

Downloads

Publicado

2013-06-17

Como Citar

Helal, D. H., & Rocha, D. F. (2013). Comparando políticas de desenvolvimento e atuação do Estado: América Latina e Tigres Asiáticos. Desenvolvimento Em Questão, 11(23), 4–39. https://doi.org/10.21527/2237-6453.2013.23.4-39

Edição

Seção

Artigos