Cooperação Universidade-Segmento Empresarial: a realidade da Universidade Federal de Santa Catarina

Autores

  • Edivandro Luiz Tecchio Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) / Universidade Federal da Fronteira Su (UFFS)
  • Pedro Antônio de Melo Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
  • Thiago Soares Nunes Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
  • Humberto Tonani Tosta Universidade Federal da Fronteira Su (UFFS)

DOI:

https://doi.org/10.21527/2237-6453.2013.22.173-207

Palavras-chave:

Cooperação Universidade-Segmento empresarial, Inovação, Desenvolvimento, UFSC.

Resumo

A cooperação Universidade-Segmento empresarial apresenta-se como um arranjo interinstitucional que congrega as ações do governo, da universidade e do segmento empresarial no processo de inovação. Nesse sentido, o objetivo deste artigo é analisar o processo de cooperação Universidade-Segmento empresarial na Universidade Federal de Santa Catarina. O estudo caracteriza-se como estudo de caso, descritivo, bibliográfico e documental com abordagem predominantemente qualitativa. A coleta de dados ocorreu junto aos Diretores de Centro, Diretores do Departamento de Inovação Tecnológica e a Pró-Reitoria de Pesquisa e Extensão. Sua análise seguiu os preceitos da análise do discurso. Os resultados apontam que a cooperação Universidade-Segmento empresarial é bem vinda na UFSC. Entretanto, o processo ocorre de forma incipiente e fragmentada, não institucionalizada. A relação entre os agentes ocorre, basicamente, de forma individualizada (pesquisador/segmento empresarial). Não existe uma legislação específica para nortear o processo, que ocorre amparado em Leis Federais e Resoluções Institucionais correlatas. As principais dificuldades encontradas no processo referem-se às diferentes visões a respeito da cooperação Universidade-Segmento empresarial, falta de legislação clara para nortear o processo, não institucionalização do processo, falta de uma cultura voltada à inovação e visões dicotômicas entre os agentes. Para superar essas dificuldades a UFSC conta com mecanismos facilitadores como: Departamento de Inovação Tecnológica; Fundações Universitárias; Departamento de Projetos de Pesquisa; incubadora de empresas CELTA e Sapiens Parque. Por fim, verificou-se que a cooperação Universidade-Segmento empresarial é importante e necessária para a geração de inovações, pois, a Universidade cria e o segmento empresarial dissemina o conhecimento incorporado em inovações.

Biografia do Autor

Edivandro Luiz Tecchio, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) / Universidade Federal da Fronteira Su (UFFS)

Doutorando em Gestão do Conhecimento pelo Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Pesquisador do Instituto de Pesquisas e Estudos em Administração Universitária (INPEAU/UFSC) e do Laboratório de Liderança e Gestão Responsável (LGR/UFSC).

Pedro Antônio de Melo, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Doutor em Engenharia de Produção e Sistemas pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Coordenador de Mestrado Profissional em Administração Universitária da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Diretor do Instituto de Pesquisas e Estudos em Administração Universitária (INPEAU/UFSC). Professor do Departamento de Administração, do Programa de Pós-Graduação em Administração, e do Mestrado Profissional em Administração da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

Thiago Soares Nunes, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Doutorando em Administração pelo Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Pesquisador do Núcleo de Estudos do Trabalho e Constituição do Sujeito (NETCOS/UFSC).

Humberto Tonani Tosta, Universidade Federal da Fronteira Su (UFFS)

Mestre em Administração pelo Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Pesquisador do Instituto de Pesquisas e Estudos em Administração Universitária (INPEAU/UFSC).

Downloads

Publicado

2013-02-20

Como Citar

Tecchio, E. L., Melo, P. A. de, Nunes, T. S., & Tosta, H. T. (2013). Cooperação Universidade-Segmento Empresarial: a realidade da Universidade Federal de Santa Catarina. Desenvolvimento Em Questão, 11(22), 173–207. https://doi.org/10.21527/2237-6453.2013.22.173-207

Edição

Seção

Artigos