Efeito País de Origem: Um Estudo sobre a Percepção de Profissionais de Comércio Internacional sobre a China

Autores

  • Fernanda Lazzari UCS - Universidade de caxias do Sul
  • Gabriel Sperandio Milan UCS - Universidade de Caxias do Sul
  • Luiz Antonio Slongo UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.21527/2237-6453.2014.26.293-319

Palavras-chave:

Efeito País de Origem, Estratégia Competitiva, Comércio Internacional, Percepção dos Consumidores, Imagem de Produto.

Resumo

O presente estudo analisou os aspectos relativos aos efeitos negativos do estereótipo do país de origem em relação aos produtos fabricados e comercializados pela China, o maior exportador mundial. Trata-se de uma pesquisa qualitativa com caráter exploratório, implementada por meio de um grupo focado que compreendeu a participação de dez profissionais que trabalham com comércio internacional, sendo que os dados coletados passaram por uma análise de conteúdo. Os achados deste trabalho apontam para a relevância das informações sobre o país de origem e de seus históricos de produção sobre a imagem que os consumidores formam a respeito dos seus produtos. Além disso, são destacados a embalagem e o preço como aspectos extrínsecos capazes de minimizar o efeito negativo causado pelo estereótipo do país de origem sobre a imagem dos produtos.

Biografia do Autor

Fernanda Lazzari, UCS - Universidade de caxias do Sul

Doutora em Administração na Área de Marketing pela UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.Professora e pesquisadora da UCS - Universidade de Caxias do Sul.

Gabriel Sperandio Milan, UCS - Universidade de Caxias do Sul

Doutor em Engenharia de Produção na Área de Sistemas de Qualidade pela UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.Professor e pesquisador da UCS - Universidade de Caxias do Sul.Consultor de empresas nas áreas de estratégia e mercado.

Luiz Antonio Slongo, UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutor em Administração pela USP - Universidade de São Paulo.Professor e pesquisador da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

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Publicado

2014-03-31

Como Citar

Lazzari, F., Milan, G. S., & Slongo, L. A. (2014). Efeito País de Origem: Um Estudo sobre a Percepção de Profissionais de Comércio Internacional sobre a China. Desenvolvimento Em Questão, 12(26), 293–319. https://doi.org/10.21527/2237-6453.2014.26.293-319

Edição

Seção

Artigos