Efeito País de Origem: Um Estudo sobre a Percepção de Profissionais de Comércio Internacional sobre a China
DOI:
https://doi.org/10.21527/2237-6453.2014.26.293-319Palavras-chave:
Efeito País de Origem, Estratégia Competitiva, Comércio Internacional, Percepção dos Consumidores, Imagem de Produto.Resumo
O presente estudo analisou os aspectos relativos aos efeitos negativos do estereótipo do país de origem em relação aos produtos fabricados e comercializados pela China, o maior exportador mundial. Trata-se de uma pesquisa qualitativa com caráter exploratório, implementada por meio de um grupo focado que compreendeu a participação de dez profissionais que trabalham com comércio internacional, sendo que os dados coletados passaram por uma análise de conteúdo. Os achados deste trabalho apontam para a relevância das informações sobre o país de origem e de seus históricos de produção sobre a imagem que os consumidores formam a respeito dos seus produtos. Além disso, são destacados a embalagem e o preço como aspectos extrínsecos capazes de minimizar o efeito negativo causado pelo estereótipo do país de origem sobre a imagem dos produtos.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).