Interesses e Conflitos em uma Experiência de Produção de Biodiesel no Sul de Minas Gerais
DOI:
https://doi.org/10.21527/2237-6453.2014.26.260-292Palavras-chave:
biodiesel, conflitos, interessesResumo
O tema biodiesel vem ocupando espaço nas discussões acadêmicas, políticas e técnicas no Brasil nos últimos anos. Aos poucos se tem criado uma espécie de “consenso” a respeito da importância e legitimidade dessa produção como alternativa de desenvolvimento econômico e social. Esse trabalho procurou analisar uma iniciativa de produção de biodiesel em município do sul de Minas Gerais, ocorrida no período de 2000 a 2010, buscando investigar as bases sobre as quais foi construída essa experiência. O trabalho baseou-se em metodologia qualitativa, com uso de análise documental e entrevistas com os principais atores envolvidos na experiência. Por meio dessas técnicas foi possível identificar diversos conflitos que se desenvolvem na tentativa de legitimar essa proposta. Tais conflitos se situam entre discursos “política e ambientalmente corretos”, que prevalecem em nossas sociedades, e as mudanças - desorganização e reorganização social - necessárias quando se propõe uma iniciativa como a implantação de um projeto de produção de biodiesel em um município.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).