Diminuição da População Rural na Região do Alto Jacuí/RS: Análise sob a Perspectiva dos Segmentos Rurais

Autores

  • Claudia Maria Prudêncio de Mera Universidade de Cruz Alta (Unicruz)
  • Carlos Guilherme Mielitz Netto Universidade Federal do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.21527/2237-6453.2014.27.216-263

Palavras-chave:

População. Rural. Desenvolvimento. Migração

Resumo

No intuito de estudar a temática da diminuiçãoda população rural, objetivou-se nesta pesquisa analisar os fatores identificados com o modelo de desenvolvimento agrícola da região do Alto Jacuí/RS relacionados com a diminuição da população rural. O campo empírico do estudo foram os 14 municípios da região do Alto Jacuí, através do recorte espacial metodológico do COREDE Alto Jacuí. Foram realizadas 51 (cinquenta e um) entrevistas com os responsáveis pelos segmentos rurais nos municípios. A análise dos dados qualitativos foi realizada pelo método de análise de conteúdo, assim, a descrição dos dados da pesquisa apresentam extratos retirados diretamente das anotações originais. Os resultados da pesquisa indicam que esta região tem alcançado expressivo desenvolvimento agrícola e consequente desenvolvimento de outros setores econômicos. Por outro lado, este modelo não tem conseguido desenvolver o meio rural, pois não depende fundamentalmente da população rural para sua consolidação. A inviabilidade de pequenos produtores e consequente busca por melhores condições de vida no meio urbano, o investimento em aquisição de novas áreas devido à necessidade de economia de escala, a saída de jovens e de idosos aposentados para a cidade do seu município, parece transparecer um processo natural neste modelo de desenvolvimento, tendo como fio condutor o elevado preço da terra.

Biografia do Autor

Claudia Maria Prudêncio de Mera, Universidade de Cruz Alta (Unicruz)

Bacharel em Ciências Econômicas, Mestre em Extensão Rural (UFSM) e Doutora em Desenvolvimento Rural (UFRGS). Docente do CCSA da Universidade de Cruz Alta.

Carlos Guilherme Mielitz Netto, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Agrônomo, mestre em Economia Rural e doutor em Economia.

Downloads

Publicado

2014-08-12

Como Citar

Mera, C. M. P. de, & Mielitz Netto, C. G. (2014). Diminuição da População Rural na Região do Alto Jacuí/RS: Análise sob a Perspectiva dos Segmentos Rurais. Desenvolvimento Em Questão, 12(27), 216–263. https://doi.org/10.21527/2237-6453.2014.27.216-263

Edição

Seção

Artigos