Análise da Influência dos Empreendimentos Hidrelétricos sobre as Receitas Municipais no Entorno do Rio Uruguai

Autores

  • Rógis Juarez Bernardy Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC)
  • Eliane Salete Filippim Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC)
  • Jeancarlo Zuanazzi Clube de Diretores Lojistas - CDL
  • Juliana Rammé Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECO)

DOI:

https://doi.org/10.21527/2237-6453.2014.27.155-184

Palavras-chave:

Desenvolvimento, Empreendimentos hidrelétricos, Receitas municipais

Resumo

Diversos fatoressão determinantes para o desenvolvimento de uma região, entre os quais, ainfraestrutura instalada, a capacidade de geração de trabalho e renda e ovínculo com os circuitos de mercado. No caso das fronteiras de produção deenergia, a instalação de hidrelétricas, para além das interferências negativas,promovem a diversificação das atividades econômicas e a integração das regiõesperiféricas aos eixos dinâmicos da economia, no âmbito nacional. Esta pesquisapossui como objetivo analisar, no âmbito econômico, se a transferência dereceitas na edificação e na geração de energia, compensa a perda das atividadesprodutivas dos territórios dos doze municípios, do entorno de reservatório dahidrelétrica Foz do Chapecó, localizada no Rio Uruguai (RS e SC). Em termosmetodológicos foram utilizados dados secundários quantitativos de três subperíodosde receitas municipais: de janeiro de 2005 até dezembro de 2006 (anterior àinterferência da instalação da hidrelétrica); de janeiro de 2007 até agosto de2010 (subperíodo de instalação da hidrelétrica); de setembro de 2010 atédezembro de 2012 (subperíodo inicial de geração de energia), conjugadas compesquisa qualitativa in loco, com agentespúblicos municipais.  Observou-se que asreceitas municipais sofreram variação positiva por ocasião da instalação dahidrelétrica e se estabilizaram posteriormente. O aporte de Cota Parte deCompensação Financeira de Recursos Hídricos é sistemática, entretanto, não écanalizada prioritariamente para as áreas que foram diretamente atingidas, localizadasno espaço rural dos municípios, ao contrário, são difundidas em todas assecretarias municipais.

Biografia do Autor

Rógis Juarez Bernardy, Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC)

Doutor em Cadastro Técnico Multifinalitário e Gestão Territorial (UFSC) e professor da Universidade do Oeste de Santa Catarina – Unoesc. Mestrado Profissional em Administração. Chapecó (SC).

Eliane Salete Filippim, Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC)

Doutora em Engenharia de Produção e Sistemas (UFSC), Pós-doutora em Administração Pública e Governo (EAES/FGV/SP) e professor da Universidade do Oeste de Santa Catarina – Unoesc. Mestrado Profissional em Administração. Chapecó (SC)

Jeancarlo Zuanazzi, Clube de Diretores Lojistas - CDL

Mestre em Administração (FURB) Diretor Executivo CDL de Chapecó.

Juliana Rammé, Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECO)

Mestranda em Cadastro Técnico Multifinalitário (UFSC). Professora de Arquitetura da Unochapeco.

Downloads

Publicado

2014-08-12

Como Citar

Bernardy, R. J., Filippim, E. S., Zuanazzi, J., & Rammé, J. (2014). Análise da Influência dos Empreendimentos Hidrelétricos sobre as Receitas Municipais no Entorno do Rio Uruguai. Desenvolvimento Em Questão, 12(27), 155–184. https://doi.org/10.21527/2237-6453.2014.27.155-184

Edição

Seção

Artigos