Análise da Influência dos Empreendimentos Hidrelétricos sobre as Receitas Municipais no Entorno do Rio Uruguai
DOI:
https://doi.org/10.21527/2237-6453.2014.27.155-184Palavras-chave:
Desenvolvimento, Empreendimentos hidrelétricos, Receitas municipaisResumo
Diversos fatoressão determinantes para o desenvolvimento de uma região, entre os quais, ainfraestrutura instalada, a capacidade de geração de trabalho e renda e ovínculo com os circuitos de mercado. No caso das fronteiras de produção deenergia, a instalação de hidrelétricas, para além das interferências negativas,promovem a diversificação das atividades econômicas e a integração das regiõesperiféricas aos eixos dinâmicos da economia, no âmbito nacional. Esta pesquisapossui como objetivo analisar, no âmbito econômico, se a transferência dereceitas na edificação e na geração de energia, compensa a perda das atividadesprodutivas dos territórios dos doze municípios, do entorno de reservatório dahidrelétrica Foz do Chapecó, localizada no Rio Uruguai (RS e SC). Em termosmetodológicos foram utilizados dados secundários quantitativos de três subperíodosde receitas municipais: de janeiro de 2005 até dezembro de 2006 (anterior àinterferência da instalação da hidrelétrica); de janeiro de 2007 até agosto de2010 (subperíodo de instalação da hidrelétrica); de setembro de 2010 atédezembro de 2012 (subperíodo inicial de geração de energia), conjugadas compesquisa qualitativa in loco, com agentespúblicos municipais. Observou-se que asreceitas municipais sofreram variação positiva por ocasião da instalação dahidrelétrica e se estabilizaram posteriormente. O aporte de Cota Parte deCompensação Financeira de Recursos Hídricos é sistemática, entretanto, não écanalizada prioritariamente para as áreas que foram diretamente atingidas, localizadasno espaço rural dos municípios, ao contrário, são difundidas em todas assecretarias municipais.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).