O cultivo da soja e a supressão da vegetação durante a década de 1970: um estudo sobre minifúndios do Vale do Taquari, Rio Grande do Sul
DOI:
https://doi.org/10.21527/2237-6453.2014.26.320-346Palavras-chave:
Soja, Ambiente, Vale do TaquariResumo
A soja foiintroduzida no Brasil no início do século XX por imigrantes japoneses. A partirde 1940 começou a ser produzida em maior escala em propriedades entre 5 a 10 hectares.Durante a década de 1970 houve um significativo acréscimo na produção, motivado,entre outros fatores, pelo alto preço no mercado internacional. O presenteestudo propõe verificar a relação entre o desmatamento e o aumento da áreaplantada de soja, ocorrido na década 1970 nas localidades de Arroio da Seca,Corvo e Linha Schmidt, antigos distritos do atual município de Estrela/RS. Ametodologia utilizada para a execução do estudo foi pesquisa bibliográfica,análise imagética e entrevista com sujeitos envolvidos com o plantio naquelaépoca. Como resultado, observou-se que as áreas desmatadas não foram provocadasexclusivamente pelo plantio da soja.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).