Evidenciação do Valor Justo de Ativos Financeiros das Empresas Listadas na BM&FBOVESPA
DOI:
https://doi.org/10.21527/2237-6453.2014.28.318-347Palavras-chave:
Ativos financeiros, Evidenciação, CPC 40, Valor justoResumo
Esta pesquisa tem por objetivo mensurar o nível de evidenciação das informações relativas ao valor justo dos instrumentos financeiros exigidas pelo CPC 40 das empresas listadas no segmento do Novo Mercado da BM&FBovespa. O estudo caracteriza-se como descritivo e foi conduzido por meio de análise documental e abordagem quantitativa. A população é composta por 255 observações, sendo 127 empresas em 2010 e 128 em 2011. A amostra compreendeu 251 observações, sendo 125 empresas de 2010 e 126 de 2011. Para coleta dos dados foi elaborado um check list composto por 13 itens, com base no Pronunciamento Técnico CPC 40. Foi utilizada a análise de conteúdo das notas explicativas dos anos de 2010 e 2011 das empresas. Os resultados da pesquisa mostram que a evidenciação média das empresas foi de 36,62% em 2010 e de 40,35% em 2011. Em ambos os anos houve empresas que atenderam por completo aos itens analisados e empresas que não evidenciaram nenhum item. Os setores com maior e menor índice de evidenciação nos anos de 2010 e 2011 foram, respectivamente, o setor de “Petróleo, Gás e Biocombustíveis” e “Financeiro e Outros”. Conclui-se que o nível de evidenciação das empresas do segmento do Novo Mercado listada na BM&FBovespa, apesar de ter apresentado uma evolução no período analisado, pode ser considerado baixo.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).