O problema da integração de programas governamentais de desenvolvimento regional: o caso do PROMESO

Autores

  • João Mendes Rocha Neto Programa de Pós-graduação em Administração da Universidade de Brasília
  • Djalma Freire Borges Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)

DOI:

https://doi.org/10.21527/2237-6453.2014.27.95-125

Palavras-chave:

políticas públicas, coordenação, competição, desenvolvimento regional.

Resumo

As políticas públicas têm sido estudadas a partir de diferentes aspectos teóricos e técnicos. No entanto, ainda persiste uma lacuna que enfrente questões diversas relacionadas a intersetorialidade e a integração de ações das agências governamentais. Essas dimensões quando estudadas pouco se aproximam da perspectiva dos impactos decorrentes da arquitetura institucional brasileira sobre as políticas púlicas. Assim, a pesquisa buscou identificar onde esse caráter disjunto se manifesta, partindo da literatura sobre intersetorialidade, para então explicitar, através de pesquisa documental, essa dissociação entre a oficialidade da ação coordenada e a prática da implementação. A proposta do artigo é contribuir para a construção de uma metodologia que possibilite compreender alguns limites dessa atuação intersetorial partindo de dimensões até então pouco tratados nos estudos. A construção da pesquisa demandou uma revisão teórica que transitou da ciência política ao desenvolvimento regional, passando pelo debate da transversalidade e intersetorialidade em políticas públicas, utilizou bases de dados da Secretaria de orçamento Federal (SOF/MPOG) e do Sistema de Acompanhamento Financeiro (SIAFI/MF) além de consultar documentos oficiais do Ministério da Integração Nacional que caracterizam o Programa de Desenvolvimento Sustentável de Mesorregiões Diferenciadas (PROMESO) objeto do estudo especifico. Adicionalmente foram consultadas bases de dados do tribunal Superior Eleitoral (TSE). O trabalho chegou a conclusão que as políticas públicas caracterizadas pelas intersetorialidade, apresentam marcas claras de competição e pouca coordenação entre as agências do governo federal em função de seguirem lógicas paticularizadas, determinadas pelos dirigentes dessas instituições.

Biografia do Autor

João Mendes Rocha Neto, Programa de Pós-graduação em Administração da Universidade de Brasília

Mestre e Doutor em Adminsitração Pública, Professor do Programa de Pós-graduação em Administração da Universidade de Brasília, Gestor de Políticas Públicas do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão.

Djalma Freire Borges, Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)

Doutor em Administração pela Fundação Getúlio Vargas de São Paulo (FGVSP). Professor do programa de Pós-graduação em Administração da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

Downloads

Publicado

2014-08-12

Como Citar

Rocha Neto, J. M., & Borges, D. F. (2014). O problema da integração de programas governamentais de desenvolvimento regional: o caso do PROMESO. Desenvolvimento Em Questão, 12(27), 95–125. https://doi.org/10.21527/2237-6453.2014.27.95-125

Edição

Seção

Artigos