Relação Entre Competências Empreendedoras e Desempenho: Um Estudo em Meios de Hospedagem do Ambiente Rural
DOI:
https://doi.org/10.21527/2237-6453.2015.29.90-124Palavras-chave:
Competências empreendedoras, Turismo rural, Meios de hospedagens.Resumo
No ano de 1986 começava a se desenvolver uma nova modalidade de atividade turística no Brasil, o chamado turismo rural. A instituição dessa alternativa teve uma significância especial para os ruralistas, que conheceram uma maneira nova de gerar renda, e para os governos municipais e estaduais, que acharam uma forma alternativa de diminuir o êxodo rural. O êxito dessa modalidade de turismo e dos meios de hospedagens em particular, porém, depende de diversos fatores, dentre os quais se encontram as competências empreendedoras dos proprietários. Considerando essa temática, o objetivo desta pesquisa foi mensurar as competências empreendedoras dos proprietários de pousadas e hotéis fazenda localizados nos Estados de Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul e analisar se elas se relacionam com o desempenho organizacional percebido pelos respondentes. Com essa finalidade foram adotadas as propostas de Cooley (1990) para aferir as competências empreendedoras, e a de Gupta e Govindarajan (1984) como uma maneira de medir subjetivamente o desempenho. Na análise de suas relações empregou-se uma abordagem quantitativa. Os dados foram obtidos com questionários e, para seu processamento, usou-se métodos multivariados (análise de correspondências e análise de agrupamentos) e univariados (anova paramétrica e correlação de Pearson). A análise geral das relações mostrou que as competências empreendedoras do conjunto realização são as que estão mais bem relacionadas com o desempenho das pousadas e hotéis fazenda incluídas na análise. As cinco competências que fazem parte do conjunto apresentam significância, seja a 5% ou 10%, com algum indicador do desempenho.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).