Papel dos Colegiados no desenvolvimento de uma política de integração territorial: exemplo dos Territórios Rurais do Mato Grosso do Sul
DOI:
https://doi.org/10.21527/2237-6453.2014.28.37-67Palavras-chave:
Desenvolvimento participativo, redes sociais, territorialidade, solidariedade, desenvolvimento local.Resumo
O programa Territórios Rurais foi criado pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário para favorecer o desenvolvimento local a partir da interação entre atores locais. Esse programa depende da cooperação entre municípios e da participação dos atores locais nos Colegiados, entidades responsáveis pela definição e implantação das políticas territoriais. A partir dessa constatação, a pesquisa objetivou avaliar as relações entre os membros dos Colegiados e a existência de ações cooperativas nos Territórios da Grande Dourados e da Reforma, Mato Grosso do Sul. Os dados provêm do Sistema de Gestão Estratégica, ferramenta de informação disponibilizada pelo MDA. Nos territórios pesquisados, a participação dos atores na gestão de projetos que beneficiem a comunidade apresenta-se limitada a poucas pessoas. Muitos membros dos Colegiados não participam das reuniões e quando participam, preocupam-se com os interesses de seus municípios. Os resultados confirmam a falta de preocupação com a integração territorial, o que prejudica o funcionamento dos Territórios.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).