Fatores que Influenciam as Estratégias de Exportação da Firma

Autores

  • Caroline Mendonça Nogueira Paiva Universidade Federal de Lavras (UFLA)
  • Juciara Nunes de Alcântara Universidade Federal de Lavras (UFLA)
  • Evandro Marcus Cintra Universidade Federal de Lavras (UFLA)
  • Cristina Lélis Leal Calegário Universidade Federal de Lavras (UFLA)

DOI:

https://doi.org/10.21527/2237-6453.2015.31.173-197

Palavras-chave:

Estratégia de Exportação da firma, Fatores do ambiente interno e externo, Revisão de Literatura

Resumo

A estratégia de exportação da firma consiste no instrumento que possibilita sua entrada nos mercados externos além de ser a principal responsável pelo seu sucesso no mercado. Porém, existem fatores mercadológicos e da própria firma que influenciam estas estratégias. O presente artigo buscou compreender quais e como os fatores do ambiente (interno e externo) impactam nas estratégias de exportação das empresas. Por tratar-se de um artigo de revisão, a partir de uma pesquisa bibliográfica foi possível identificar que existem fatores mercadológicos que influenciam na implementação e no sucesso destas estratégias. Eles estão ligados às características do mercado de origem da empresa, tais como a concentração do mercado, políticas cambiais e programas governamentais bem como às características do mercado de exportação, tais como os condicionantes regulatórios, econômicos e socioculturais. Por outro lado, atributos da empresa tais como capacidade de produção, estágio de internacionalização, experiência, tamanho e níveis de tecnologia, são capazes de impulsionar ou limitar sua habilidade de exportação, impactando diretamente em suas estratégias. Conclui-se que a literatura em estratégias de exportação ainda não está totalmente consolidada havendo pleno espaço para desenvolvimento de novas teorias que expliquem o dinamismo e flexibilidade de empresas bem como as influências do mercado em suas estratégias, ao operar em mercados internacionais.

Biografia do Autor

Caroline Mendonça Nogueira Paiva, Universidade Federal de Lavras (UFLA)

Professora da Universidade Federal de São João del Rei; Pesquisadora do Grupo de Estudos em Marketing e Comportamento do Consumidor (GECOM); Pesquisadora do Grupo de Estudos em Economia Industrial e Negócios Internacionais (GEINI); Mestre em Estrategia, Marketing e Inovacao pela Universidade Federal de Lavras

Juciara Nunes de Alcântara, Universidade Federal de Lavras (UFLA)

Mestre e doutoranda em Administração pela Universidade Federal de Lavras (UFLA). Professora substituta da Universidade Federal de Lavras (UFLA).

Evandro Marcus Cintra, Universidade Federal de Lavras (UFLA)

Bacharel em Administração pela Universidade Federal de Lavras (UFLA).

Cristina Lélis Leal Calegário, Universidade Federal de Lavras (UFLA)

Doutora em Agricultural and Applied Economics pela University of Georgia. Professora da Universidade Federal de Lavras (UFLA).

Downloads

Publicado

2015-03-13

Como Citar

Paiva, C. M. N., Alcântara, J. N. de, Cintra, E. M., & Calegário, C. L. L. (2015). Fatores que Influenciam as Estratégias de Exportação da Firma. Desenvolvimento Em Questão, 13(31), 173–197. https://doi.org/10.21527/2237-6453.2015.31.173-197

Edição

Seção

Artigos