Motivação no Serviço Público e Permanência na Carreira Militar da Polícia Militar do Paraná/Brasil
DOI:
https://doi.org/10.21527/2237-6453.2015.29.311-354Palavras-chave:
Motivação, Serviço Público, Polícia MilitarResumo
Motivação no serviço público é um tema que tem sido recentemente debatido em administração devido a sua importância para o funcionamento das organizações públicas. No caso de segurança pública, dificuldades na retenção de servidores pode comprometer a qualidade de vida dos cidadãos e aumentar a violação criminal. Com base neste contexto, este artigo tem como objetivo analisar porque servidores públicos da Polícia Militar do Paraná, no Brasil, não permanecem na carreira, considerando fatores motivacionais e desafios existentes. O enfoque da pesquisa é qualitativo e a estratégia metodológica é de estudo de caso. Dentre os resultados, verificou-se que a questão salarial e as dificuldades em conciliar trabalho e família têm sido os principais fatores que não motivam os policiais militares a permanecer na carreira até poder receber aposentadoria integral, levando-os a pedir a aposentadoria proporcional com 25 anos de serviço. Isto tem causado uma lacuna de vagas, o que compromete a segurança pública estadual.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).