Inovação no Setor de Serviços em São Caetano do Sul (SP): Mensuração e Oportunidades de Desenvolvimento Local

Autores

  • Raul Gomes Pinheiro Universidade Municipal de São Caetano do Sul (SP)
  • Maria do Carmo Romeiro Universidade Municipal de São Caetano do Sul (SP).
  • Ana Cristina de Faria Universidade Municipal de São Caetano do Sul (SP)
  • Isabel Cristina dos Santos Universidade Municipal de São Caetano do Sul (SP).
  • Rafael Scucuglia Universidade Municipal de São Caetano do Sul (SP).

DOI:

https://doi.org/10.21527/2237-6453.2015.29.57-89

Palavras-chave:

Inovação. Mensuração. Micro e Pequena Empresa. Oportunidades. Serviços.

Resumo

Com o objetivo de mensurar o grau de inovação e verificar os fatores influenciadores a inovação no setor de serviços, este trabalho investigou 358 em micro e pequenas empresas na cidade de São Caetano do Sul, região metropolitana de São Paulo. A pesquisa quantitativa foi realizada por meio de Regressão Logística Binária. Constatou-se que o grau de inovação foi de 0, 109. 34,9% das empresas pesquisadas não apresentaram evidências de inovação. Os fatores mais relevantes na classificação das micro e pequenas empresas como inovadoras são: pesquisa de fornecedores; uso de crédito de fonte formal; treinamento e capacitação e política de remuneração e benefícios aos funcionários. Quanto maior a intensidade da prática dos comportamentos e procedimentos, maior a probabilidade da empresa integrar-se ao grupo inovador. Os resultados obtidos apontam que a inovação não é um elemento prioritário na agenda dos empresários, o que pode ser observado em razão da maioria das empresas investigadas não adotar práticas que poderiam caracterizá-las como inovadoras.

Biografia do Autor

Raul Gomes Pinheiro, Universidade Municipal de São Caetano do Sul (SP)

Doutorando em Administração. Mestre em Ciências Contábeis pelo Centro Universitário Álvares Penteado (2008). Graduação em Ciências Contábeis pela Universidade Paulista (2006) egraduação em Administração Pública - EAESP FGV (1985). Atualmente é Consultor autônomo. Tem experiência na área de Administração com ênfase em controles internos, Auditoria e Controladoria

Maria do Carmo Romeiro, Universidade Municipal de São Caetano do Sul (SP).

Possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Municipal de São Caetano do Sul (1978) , mestrado em Administração pela Universidade de São Paulo (1996) , doutorado em Administração pela Universidade de São Paulo (2006) , aperfeicoamento em Programa de Estudos Pós-Graduados em Economia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1983) , aperfeicoamento em Planejamento Estratégico e Organizacional pela Universidade Municipal de São Caetano do Sul (1981) , aperfeicoamento em Pesquisa Operacional pela Universidade Municipal de São Caetano do Sul (1984) , aperfeicoamento em Pesquisa e Análise de Mercado pela Universidade Municipal de São Caetano do Sul (1984) e aperfeicoamento em Administração de Marketing pela Universidade Municipal de São Caetano do Sul (1987) . Atualmente é Professor da Graduação da Universidade Municipal de São Caetano do Sul, Diretora de Pesquisa Acadêmcia e Aplicada da Universidade Municipal de São Caetano do Sul, Professor do Programa de Pós Graduação -M/D da Universidade Municipal de São Caetano do Sul, Professor Titular da Universidade Municipal de São Caetano do Sul e Revisor de periódico da REGE. Revista de Gestão USP. Tem experiência na área de Administração , com ênfase em Administração de Empresas. Atuando principalmente nos seguintes temas: Meio Ambiente, comportamento do consumidor, marketing.

Ana Cristina de Faria, Universidade Municipal de São Caetano do Sul (SP)

Pós-Doutoranda em Gestão de Operações e Logística na FGV/SP. Doutora e Mestre em Controladoria e Contabilidade pela FEA/USP. Professora do Programa de Pós-Graduação em Administração -Mestrado e Doutorado da Universidade Municipal de São Caetano do Sul (SP).

Isabel Cristina dos Santos, Universidade Municipal de São Caetano do Sul (SP).

Bacharel e Mestre em Administração, Doutora em Engenharia (EPUSP, 2004), com Pós-Doutorado em Gestão da Inovação Tecnológica e Economia da Inovação (ITA, São José dos Campos, 2010), com ênfase na Gestão do Conhecimento e da Inovação Tecnológica. Atuou como executiva em organizações multinacionais, na área de gestão de Organizações e Pessoas. Desde 1999, dedica-se à Educação, Ensino e Pesquisa, ministrando as disciplinas relacionadas à Teoria Organizacional, Gestão Estratégica de Pessoas e de Organizações, Gestão do Conhecimento e da Inovação Tecnológica. Atualmente, dedica-se aos estudos dos Sistemas de Inovação e seus desdobramentos aos sistemas de produção polarizados no empreendedorismo de base tecnológica, tendo como objeto de interesse a formação de novos conhecimentos e de competências em Gestão. Professora-pesquisadora no Programa de Pós-graduação em Administração da Universidade Municipal de São Caetano do Sul.

Rafael Scucuglia, Universidade Municipal de São Caetano do Sul (SP).

Mestrando em Administração. Estatístico (CONRE nº 321), com experiência no tratamento de informações com base em ferramentas estatísticas para tomada de decisões gerenciais; - Professor universitário para cursos de pós-graduação e MBA; - Autor do livro Mapeamento e Gestão por Processos BPM , publicado pela MBooks. ISBN/EAN: 9788576801030; - Consultor de empresas formado pelo IBCO Instituto Brasileiro dos Consultores de Organização com MBA em Consultoria de Gestão pela BBS (Brazilian Business School); - Certified Business Process Professional. Certificado internacionalmente pela ABPM (The Association of Business Process Management Professionals) como especialista em Gestão por Processos. - Black-Belt especialista em estatística industrial Seis Sigma. - Instrutor para cursos de Black-Belt. - Experiência em treinamentos na área de estatística, gestão e qualidade para o segmento empresarial; - Conhecedor de sistemas de gestão dos mais variados segmentos; - Especialista nas Normas ISO série 9000:2000; - Conhecimentos da metodologia Balanced Scorecard, com experiência em gerenciamento através de indicadores drivers e outcomes; - Especialista em gestão de processos/mapeamento de processos; - Conhecimento em implantação de Controle Estatístico de Processo CEP; - Conhecimentos na utilização de softwares estatísticos tais como SPSS e R.

Downloads

Publicado

2015-01-29

Como Citar

Pinheiro, R. G., Romeiro, M. do C., Faria, A. C. de, Santos, I. C. dos, & Scucuglia, R. (2015). Inovação no Setor de Serviços em São Caetano do Sul (SP): Mensuração e Oportunidades de Desenvolvimento Local. Desenvolvimento Em Questão, 13(29), 57–89. https://doi.org/10.21527/2237-6453.2015.29.57-89

Edição

Seção

Artigos