Gargalos à Expansão da Produção e Comercialização do Algodão Agroecológico: O Caso de uma Associação de Produtores Familiares no Nordeste do Brasil

Autores

  • Luis Carlos Zucatto PPGA/EA - UFRGS Departamento de Administração - UFSM/CESNORS
  • Haroldo de Sá Medeiros Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Federal de Rondônia
  • Tania Nunes da Silva Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Mariluce Paes de Souza Universidade Federal de Rondônia (Unir)

DOI:

https://doi.org/10.21527/2237-6453.2015.31.228--258

Palavras-chave:

Algodão Agroecológico, Gargalos, Economia Solidária, Comércio Justo.

Resumo

O objetivo deste estudo é identificar gargalos à expansão da produção e comercialização do algodão agroecológico produzido por agricultores familiares do Nordeste do Brasil integrantes da Associação de Desenvolvimento Educacional e Cultural de Tauá – Ceará (Adec). Na realização do estudo observou-se a abordagem qualitativa, com coleta de dados por meio de entrevistas e nas Web Pages de organizações envolvidas nessa atividade. Como principais resultados, o estudo mostra que os compradores de algodão agroecológico da ADEC são empresas que compõem a Rede Justa Trama e a Veja (empresa francesa que utiliza o produto para a produção de tênis e confecções com apelos de comércio justo). Há evidências de que a escala se constitua em um gargalo para a expansão da produção e comercialização deste produto. A regularidade da produção, na Adec, é fortemente influenciada pela rotatividade de agricultores na produção do algodão agroecológico, assim como por questões climáticas. Já a falta de formação de capital de giro seria um gargalo preponderante para o financiamento da produção. O preço, no momento do levantamento dos dados, era de R$ 25,00 por arroba e era válido desde 2006. Como principal contribuição o estudo evidencia a estratégia do Grupo de Agroecologia e Mercado, que se articula enquanto elemento inovador no que diz respeito à forma de organização da produção do algodão agroecológico e na formação de preços para o mesmo.

Biografia do Autor

Luis Carlos Zucatto, PPGA/EA - UFRGS Departamento de Administração - UFSM/CESNORS

Mestre em Administração pelo PPGA/EA-UFRGS

Doutorando em Administração pelo PPGA/EA-UFRGS

Professor do Departamento de Administração - UFSM/CESNORS

Haroldo de Sá Medeiros, Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Federal de Rondônia

Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Federal de Rondônia

Tania Nunes da Silva, Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Professora do Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Mariluce Paes de Souza, Universidade Federal de Rondônia (Unir)

Pós-Doutora em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS (2012), Doutora em Ciências Socioambientais pela Universidade Federal do Pará - UFPA/Núcleo de Altos Estudos Amazônicos - NAEA (2004). Mestre em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (1999). Especialista em Gestão de Recursos Humanos pela Universidade Federal de Santa Catarina (1989). Graduada em Administração pela Universidade Federal de Rondônia (1984). Atualmente é Coordenadora do Centro de Estudos Interdisciplinar em Desenvolvimento Sustentável da Amazônia - CEDSA, Professora associada da Universidade Federal de Rondônia

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Publicado

2015-03-13

Como Citar

Zucatto, L. C., Medeiros, H. de S., Silva, T. N. da, & Souza, M. P. de. (2015). Gargalos à Expansão da Produção e Comercialização do Algodão Agroecológico: O Caso de uma Associação de Produtores Familiares no Nordeste do Brasil. Desenvolvimento Em Questão, 13(31), 228–258. https://doi.org/10.21527/2237-6453.2015.31.228--258

Edição

Seção

Artigos