Os bancos comunitários de desenvolvimento na política pública de finanças solidárias: apresentando a realidade do nordeste e discutindo proposições

Autores

  • Ariadne Scalfoni Rigo Universidade Federal da Bahia (UFBA)
  • Genauto Carvalho de França Filho Universidade Federal da Bahia
  • Leonardo Prates Leal badora Tecnológica de Economia Solidária e Gestão do Desenvolvimento Territorial - ITES/UFBA

DOI:

https://doi.org/10.21527/2237-6453.2015.31.70-107

Palavras-chave:

Bancos Comunitários de Desenvolvimento, Finanças Solidárias, Política de Microcrédito

Resumo

Este trabalho apresenta e discute a realidade do conjunto dos Bancos Comunitários de Desenvolvimento (BCDs) da região Nordeste do Brasil, no âmbito da política pública de finanças solidárias que se delineia. A metodologia consistiu num levantamento-diagnóstico em 26 BCDs desta região, de julho a setembro de 2012. Os resultados afirmam os BCDs como tecnologias sociais adequadas a uma política pública de finanças solidárias que pretende atingir as pessoas mais pobres. Suas estruturas coletivas de gestão e a metodologia de concessão e cobrança de empréstimos baseadas nas relações de proximidade parecem mais adequadas para a transposição das barreiras formais e institucionais que os bancos tradicionais colocam no tocante a concessão de crédito para a população de baixa renda. No entanto, a realidade que se apresenta diante dos BCDs aponta dificuldades que podem comprometer a plenitude das ações destas organizações nos territórios. A principal dificuldade esta relacionada à formação do fundo de crédito que os força a racionar significativamente as concessões de crédito. Outros desafios identificados foram os relativos à formação do lastro para impulsionar a circulação da moeda social no território e dinamizar as trocas.

Biografia do Autor

Ariadne Scalfoni Rigo, Universidade Federal da Bahia (UFBA)

Doutora em Administração pela Universidade Federal da Bahia. Mestre em Administração pela Universidade Federal de Pernambuco, possui graduação em Adminstração de Cooperativas pela Universidade Federal de Viçosa, MG. Atualmente é professora da Escola de Administração da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Pesquisa e atua nas áreas Organizações e Gestão Social. Especificamente, se interessa pelos temáticas relacionadas à Economia Solidária, Finanças Solidárias, Moedas Sociais e Território. É membro da Incubadora Tecnológicas de Economia Solidária e Gestão do Desenvolvimento Territorial (ITES/UFBA)

Genauto Carvalho de França Filho, Universidade Federal da Bahia

Atualmente é professor da Universidade Federal da Bahia.Pesquisador CNPq.Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Estudos Organizacionais, atuando principalmente nos seguintes temas: economia solidária, associativismo, terceiro setor, economia popular e novas formas de solidariedade.Possui graduação em Administração pela Universidade Federal da Bahia (1991), mestrado em Administração pela Universidade Federal da Bahia (1993) e doutorado em Sociologia - Universite de Paris VII (2000).

Leonardo Prates Leal, badora Tecnológica de Economia Solidária e Gestão do Desenvolvimento Territorial - ITES/UFBA

Possui Mestrado em Administração pela Universidade Federal da Bahia (2013) e Graduação em Administração pela Universidade do Estado da Bahia (2009). Atualmente é membro da Incubadora Tecnológica de Economia Solidária e Gestão do Desenvolvimento Territorial - ITES/UFBA, Professor da Faculdade Adventista da Bahia e membro do Conselho Estadual de Economia Solidária da Bahia. Pesquisa e atua nos seguintes temas: Economia Solidaria, Finanças Solidárias, Gestão Social, Bens Comuns, Associativismo, Cooperativismo e Desenvolvimento Territorial.

Downloads

Publicado

2015-03-13

Como Citar

Rigo, A. S., França Filho, G. C. de, & Leal, L. P. (2015). Os bancos comunitários de desenvolvimento na política pública de finanças solidárias: apresentando a realidade do nordeste e discutindo proposições. Desenvolvimento Em Questão, 13(31), 70–107. https://doi.org/10.21527/2237-6453.2015.31.70-107

Edição

Seção

Artigos