Gerenciamento dos Resíduos de Demolição Gerados nas Obras de um Edifício Localizado na Zona Leste da Cidade de São Paulo/SP
DOI:
https://doi.org/10.21527/2237-6453.2015.30.265-305Palavras-chave:
Resíduos de construção civil, gerenciamento de resíduos sólidos, sustentabilidade.Resumo
Com o crescimento da construção civil, a geraçãode resíduos provenientes deste setor passou a consistir em um importanteproblema a ser sanado. Formas de reaproveitamento destes resíduos e odesenvolvimento de modelos de gestão têm sido a tônica de diversos trabalhosapresentados ao meio técnico no intuito de se mitigar os efeitos causados peloimpacto da construção civil no meio ambiente, tanto natural, quanto urbano.Contudo, a ausência de políticas públicas objetivas que considerem comoproblema real a geração, manuseio e deposição destes resíduos ainda constituem-secomo importantes empecilhos na adoção de práticas de sustentabilidade. Estetrabalho apresenta o estudo da viabilidade econômica do reuso de resíduos dedemolição na construção do contrapiso do subsolo de um edifício localizado nazona leste da cidade de São Paulo. Por meio dos estudos conduzidos pôde-seconcluir que a reutilização “in loco” dos resíduos gerados na obra conduziu avantagens econômicas significativas, uma vez em que foram reduzidos os custosde transporte, necessário para disposição final destes, e custos de aquisiçãode matérias primas naturaisDownloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Ao publicar na Revista Desenvolvimento em Questão, os autores concordam com os seguintes termos:
Os trabalhos seguem a licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0), que permite:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato;
Adaptar — remixar, transformar e criar a partir do material para qualquer fim, inclusive comercial.
Essas permissões são irrevogáveis, desde que respeitados os seguintes termos:
Atribuição — Atribuição — os autores devem ser devidamente creditados, com link para a licença e indicação de eventuais alterações realizadas.
Sem restrições adicionais — não podem ser aplicadas condições legais ou tecnológicas que restrinjam o uso permitido pela licença.
Avisos:
A licença não se aplica a elementos em domínio público ou cobertos por exceções legais.
A licença não garante todos os direitos necessários para usos específicos (ex.: direitos de imagem, privacidade ou morais).
A revista não se responsabiliza pelas opiniões expressas nos artigos, que são de exclusiva responsabilidade dos autores. O Editor, com o apoio do Comitê Editorial, reserva-se o direito de sugerir ou solicitar modificações quando necessário.
Somente serão aceitos artigos científicos originais, com resultados de pesquisas de interesse que não tenham sido publicados nem submetidos simultaneamente a outro periódico com o mesmo objetivo.
A menção a marcas comerciais ou produtos específicos destina-se apenas à identificação, sem qualquer vínculo promocional por parte dos autores ou da revista.
Contrato de Licença (para artigos publicados a partir de 2025): Os autores mantêm os direitos autorais sobre seu artigo, e concedem a Revista Desenvolvimento em Questão o direito de primeira publicação.