Competitividade das Empresas no Arranjo Produtivo Local de Grãos em Santarém e Belterra-Pará
DOI:
https://doi.org/10.21527/2237-6453.2016.34.351-382Palavras-chave:
Clusters, vantagens competitivas, mercadosResumo
A construção do terminal da empresa Cargill Agrícola S/A e a possibilidade de pavimentação da rodovia BR-163 foram fatores determinantes à atração de diversos produtores do Centro-Oeste e do Sul do Brasil à Santarém e Belterra, Pará, que contribuíram para uma rápida mudança na base produtiva da produção de grãos ao longo da rodovia BR-163 por meio da utilização de tecnologias apropriadas. Portanto, a pesquisa visa analisar a competitividade das empresas no Arranjo Produtivo Local de Grãos nesses municípios, considerando suas características e especificidades, com o intuito de responder se essas empresas têm construído vantagens competitivas ao arranjo. Os dados foram obtidos por meio de questionário estruturado, aplicados a vinte produtores de grãos e a análise foi desenvolvida por meio de estatística multivariada, sendo ela, a análise fatorial e a de Clusters. A partir da análise fatorial, construiu-se um Índice de Desempenho Competitivo (IDC), hierarquizando as empresas pesquisadas conforme seu nível de competitividade. Os resultados do IDC demonstram que mais de 50% das empresas pesquisadas não são competitivas, e na análise de Clusters, apenas 15% das empresas foram identificadas como “Empresas com utilização intensiva de inovações e maiores retornos econômicos”. Concluiu-se que as empresas não têm conseguido ser competitivas de forma a criar vantagens competitivas ao arranjo de Grãos de Santarém e Belterra.Downloads
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